Japão.br

O Japão.br é um encontro de blogueiros para falar sobre a cultura japonesa e a cultura nipobrasileira.

A cultura japonesa é aquela tradicional, com artes milenares e cheias de ensinamentos e sabedoria. É também aquela cheia de tecnologia, de luzes neon e modernidade. É a cultura do Japão de séculos atrás e a cultura do Japão de hoje.

Um pouco disso tudo vive no Brasil, mas muito do que veio se transformou.

 

A CULTURA NIPOBRASILEIRA

A cultura nipobrasileira é o resultado da cultura japonesa que chegou com os imigrantes e foi lapidada com a cultura brasileira. Não é a mesma que existe no Japão e está em constante transformação. E é por isso que, como qualquer cultura, ela é única.

Carrega os valores, o respeito, a riqueza nos detalhes e nos significados da cultura japonesa. E foi temperada com a alegria, o tropicalismo e o gingado brasileiro. Assim, ela se torna interessante por sua história e fascinante pelo mode de ser. E sabe onde é o único lugar do mundo em que ela está viva? Pois é, no Brasil!

O número de manifestações nipobrasileiras e os admiradores dessa cultura cresce cada vez mais. Então, por que não falar mais dela?

 

POR QUE REUNIR BLOGUEIROS PARA FALAR DA CULTURA?

Sou sansei, mas minha família não é nada tradicional. Não cresci participando de undokais e frequentando kaikans, mas sempre gostei de tudo que fosse ligado à cultura japonesa. Quando criança quis estudar nihongo, assistia alguns animes na adolescência, frequentei taikais e comecei a me envolver com os projetos da comunidade nikkei depois que sai da faculdade.

Estar cercada por diferentes aspectos dessa cultura se tornou algo natural para mim e percebi o quanto as pessoas que não são tão envolvidas têm uma visão distorcida de muitas coisas. Dizer que não gosta de comida japonesa porque não come peixe, achar japonês e chinês são iguais, usar os ideogramas em tatuagens ou decoração de forma errada e por aí vai.

Entendo que muito disso é por falta de informação. Essa é uma cultura muito rica, cheia de detalhes e significados que muitos não sabem. A falta de conhecimento gera interpretações erradas e também a falta de interesse. Por que não mudar isso?  E quem melhor para fazer isso senão pessoas que já falam sobre cultura, gastronomia, história, atrações turísticas, eventos e festivais entre outros para pessoas que têm interesse nesses assuntos?

 

COMO SURGIU O JAPÃO.BR?

“Estou muito feliz por apresentar a vocês a minha cidade e a minha cultura”. Foi essa frase que eu ouvi em um outro evento de blogueiros e entendi que podia fazer algo muito parecido. Após uma conversa e um post no Facebook e eu tive a certeza de que era pra ser. Os parceiros foram surgindo, um a um, todos muito interessados e dispostos a participar.

Foi assim, com algumas conversas inspiradoras e com pessoas que abraçaram a ideia que, em cerca de 3 meses, o primeiro evento aconteceu.

O resultado você pode ver aqui: I Japão.br | Publicações.