ExperiênciaMundoTop 10 RTWVolta ao Mundo

Top 10 experiências da minha volta ao mundo

Experiência é a palavra que define uma viagem para mim. É a chance de conhecer o novo, seja uma cultura, uma comida, uma sensação ou um lugar. É fazer algo que só pode ser feito lá ou que não faça muito sentido ser feito em outro lugar. É estar presente, aproveitar o momento e levar aprendizados e memórias para a bagagem. Não dizem que investir em experiência traz mais felicidade que comprar bens materiais? Eu estou de acordo!

Depois de listar as 10 cidades favoritas da minha volta ao mundo, chega a hora de listar as experiências que mais marcaram essa viagem.

Vamos à lista! Mais uma vez, a ordem é aleatória e não por prioridade.

Top 10 RTW experiencias

1. Tour pelo outback (Austrália)

Passar 3 dias rodando pelo deserto australiano, acampando e dormindo sob o céu mais estrelado que já vi foi uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida. Além de todas as belezas naturais do lugar e do grupo que conheci que garantiu a diversão de cada segundo, ser um pontinho no meio daquela imensidão avermelhada me deu a percepção de como somos pequenos e frágeis. Tudo nesse mundo é formado pela junção pequenos elementos e cada um tem a sua importância.

Mais detalhes sobre essa experiência aqui.

Australia_uluru sunrise
O nascer do sol e o Uluru

 

2. Um dia com elefantes (Tailândia)

Passar um dia com os elefantes foi, com certeza, uma experiência marcante. Eles são fofos e a diversão foi garantida, com direito a guerra de lama e banho no lago.

Muitos desses paquidermes são  maltratados para quem alguém ganhe dinheiro às custas deles e dos turistas, então saiba como é o local que você vai antes de fechar o negócio. Vamos praticar o turismo responsável.

Mais sobre essa experiência aqui.

guerra-lama-elefantes
Grupo após banho de lama no Elephant Retirement Park

 

3. Ronda das Almas (Laos)

Ver os monges caminhando descalços pelas ruas de Luang Prabang e recebendo doação de comida, antes mesmo dos primeiros raios de sol aparecerem é uma experiência para reflexão profunda. Os alimentos que eles recebem nesse momento é o que eles têm para comer no dia. Desapego, simplicidade e amor ao próximo definem a cena. Para refletir: será mesmo que precisamos de todas as roupas de marca, artigos de luxo e status social que temos (ou queremos)? Ou buscamos isso para preencher nosso vazio interior?

Mais sobre essa experiência aqui.

Ronda das almas - Luang Prabang, Laos
Ronda das almas. Momento mágico

 

4. Muralha da China

A Muralha da China é uma das 7 novas maravilhas do mundo e faz jus à essa posição. É incrível andar por esse monumento construído há tantos anos e que presenciou fatos históricos, guerras e mortes.

A muralha é gigantesca e é preciso escolher qual a seção você quer conhecer. Quanto mais afastado de Beijing e mais de difícil acesso, mais tranquila e menos lotada de turistas será a experiência. Vale se deslocar um pouquinho mais para curtir melhor o momento.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

Muralha-da-china
Pulando pelo mundo – Muralha da China

 

5. Escalar o Mont Batur (Indonésia)

Bali é um lugar fantástico e com paisagens incríveis. O nascer do sol visto do topo de um vulcão é uma delas. Para isso, é preciso cair da cama cedo (ou não dormir) e subir o Mont Batur no meio da madrugada à luz de lanternas. A subida é cansativa e o frio lá em cima é algo que eu não esperava sentir em um lugar que praticamente não conhece temperaturas baixas, mas tudo vale a pena quando o astro-rei aparece com seus primeiros raios para iluminar o dia.

Mais sobre essa experiência aqui.

Nascer do sol Mont Batur-Indonesia
Ver o sol nascer depois de escalar o Mont Batur, na Indonésia, não tem preço

 

6. Um dia de maiko (Japão)

Quem nunca ouviu falar das geishas? Em Kyoto, a capital cultural do Japão, elas são conhecidas como geikos (leia gueikos) e suas aprendizes como maikos. Nos bairros mais tradicionais da cidade ainda é possível vê-las caminhando pelas ruas no final do dia.

E em um lugar com tanta cultura e tradições, porque não vivenciá-las profundamente? Depois de horas de maquiagem, troca de roupas e arrumação de cabelo, eu tive meus momentos de maiko.

Mais sobre essa experiência aqui.

maiko
Like a maiko! Essa é uma das minhas fotos

 

7. Conhecer os templos de Angkor Wat (Camboja)

Visitar o complexo de templos Angkor Wat é como voltar no tempo. Construções milenares e muita história para contar estão nas ruínas da maior cidade pré-industrial do mundo. Vale acordar cedinho para ver o sol nascer por trás do principal tempo que leva o mesmo nome do complexo construído pelo Império Khmer.

Mais sobre essa experiência aqui.

ta-prhom-templo-camboja
Ta Prhom, um dos templos do complexo Angkor Wat

 

8. Tour da cerveja (Bélgica)

A Bélgica é um dos paraísos para os amantes da cerveja e Bruxelas não deixou a desejar. Depois de fazer o tradicional free walking tour que faço em praticamente todas as cidades por onde passo, decidi conhecer um pouco mais da  tradicional bebida do país com a mesma empresa, a New Europe Tours.

Muito além de um pub crawl, nosso guia falou sobre a tradição da cerveja na Bélgica, como elas são produzidas e qual a diferença entre os diferentes tipos. É claro que a degustação fez parte e provamos até as mais diferentes como as trapistas (feita por monges em monastérios) e a lambic, fermentada por bactérias do ar (valeu a experiência, mas não tem o melhor gosto do mundo). O tour terminou no Delirium Café, um bar com mais de 2 mil rótulos de cerveja em seu cardápio.

Belgica_tour da cerveja
Provando uma trapista 9,5%

 

9. Tour por Halong Bay

Mais um que faz jus à posição que tem, dessa vez entre as 7 novas maravilhas naturais do mundo. Uma imagem vale mais que palavras nesse caso, basta ver a foto desse lugar lindo. Além de navegar por lá, ainda visitamos cavernas, passeamos de caiaque, fomos à praia, fizemos trilha etc. Mesmo com problemas no tempo e algumas alterações de itinerário, tudo valeu muito a pena!

Mais sobre essa experiência aqui.

Ha Long Bay, Vietna
Ha Long Bay. Beleza que não dá para descrever.

 

10. Couchsurfing

Eu fiz meu cadastro no Couchsurfing há muitos anos atrás porque achei a ideia fantástica – se hospedar na casa de um local desconhecido ou receber na sua alguém que está viajando. Foi na Malásia que recebi a primeira resposta positiva e a experiência não podia ter sido melhor. A comunidade CS de Kuala Lumpur é super ativa e a Lina, minha anfitriã, recebe pessoas com muita frequência. Além de conhecer outros viajantes na casa dela, tivemos todas as dicas, saímos para jantar em lugares que os locais comem e fomos para lugares onde os turistas não vão. Tivemos nossos passeios turísticos também, guiados pelos olhos e vivências de quem mora na cidade.

Mais  detalhes sobre essa experiência aqui.

Malasia_CS 1
Tour por Kuala Lumpur pelos olhos de um local

 

 

Leia também:

Meu roteiro volta ao mundo

Top 10 cidades da minha volta ao mundo

10 dicas para passagem aérea barata

Aquela viagem da qual eu nunca voltei

Bucket list de viagem: já fez a sua?