GastronomiaTop 10 RTWVolta ao Mundo

Top 10 comidas da minha volta ao mundo

Comer faz parte de qualquer viagem. A comida representa a cultura local e sempre carrega histórias e tradições, seja na sua receita ou origem. Uma volta ao mundo tem uma lista grande de pratos típicos (e outros nem tanto assim), cada um marcante por motivos diferentes. Tem os que foram pelo sabor, outros deixam memórias pelo contexto. Tem os mais exóticos e os mais conhecidos. Alguns saudáveis, outros nem tanto…

Difícil foi resumir centenas de dias a uma lista com 10 itens, por isso mesmo a ordem é aleatória.

1. Curry Verde (Tailândia)

Eu sou fã de curry e esse está em primeiro não por ser destaque na minha lista de comidas da volta ao mundo, mas por ser um dos meus pratos preferidos da vida. Na minha opinião, o green curry da Tailândia é um dos mais saborosos que existe. Só para amantes de pimenta, porque o negócio arde mesmo!

tailandia_curry
Comida tailandesa: curry vermelho, curry verde e chicken satay

 

Leia também: Top 10 experiências da minha volta ao mundo

 

2. Tonkatsu (Japão)

Tonkatsu é carne de porco a milanesa. Mas não é qualquer milanesa, a casquinha é grossa e bem crocante. Acompanha um molho feito de gergelim moído e preparado na hora. O melhor tonkatsu que já comi na vida foi durante a volta ao mundo, em um restaurante de Kyoto que entrei aleatoriamente.

japao_tonkatsu
O melhor tonkatsu que já comi foi em Kyoto

 

3. Khmer Curry (Camboja)

Mais um curry pra lista, porque eu já disse que sou fã deles?? Ao contrário do tailandês, o Khmer Curry passa longe da pimenta e tem um sabor adocicado. Foi paixão à primeira colherada e repeti o mesmo prato por 3 dias seguidos no Camboja. Gostei tanto que fiz um curso de culinária local para ficar com a receita. Esse da foto fui eu que fiz.

camboja_khmer curry
Khmer Curry, sabor intenso e adocicado.

 

4. Nasi Goreng Pataya (Malásia)

O nome é difícil, mas a explicação nem tanto assim. É o tradicional fried rice (arroz frito com legumes, carnes e molhos tradicionais) coberto por omelete e ketchup. Simples assim e tão saboroso quanto. O melhor: você encontra em qualquer restaurante da Malásia e é baratinho.

malasia_nasi goreng pataya
Nasi goreng pataya: fried rice coberto com omelete e ketchup

 

5. Bulgogui (Coréia do Sul)

Churrasco coreano, mas diferente de todos os que eu já havia provado no Brasil. Essa lateral da panela foi novidade pra mim e vou dizer que o ovo ficou show! Esse foi um programa que arranjei pelo couchsurfing e ainda bem que tive companhia, porque não saberia preparar sozinha. Reunir amigos ou família para ir em restaurantes comer bulgogui é algo super tradicional na Coréia do Sul, mas ir sozinha é algo bem estranho (foi o que um coreano me disse).

coreia_bulgogui
Bulgogui, o tradicional churrasco coreano

 

6. Fish and Chips (Austrália)

Um representante ocidental no meio dessa lista. Essa foi minha primeira refeição na Austrália, depois de passar 4 meses na Ásia. Foi um contraste de sabores (e de preços) tão grande que ficou marcado. E achei a apresentação desse prato super fofa.

australia_fish chips

 

7. Refeição feita no bambu (Tailândia)

Imagina uma trilha em que seu guia sai colhendo bambus pelo caminho. Chegamos em uma casa local, no meio das montanhas, e colocamos arroz em um deles, ovo dentro do outro. Os espetinhos que seguram o frango também são bambu. Foi tudo para a fogueira, antes dos canos de bambu serem cortados ao meio e revelarem uma comida simples e deliciosa (e um preparo um tanto quanto exótico).

tailandia_bamboo food

 

8. Baguete e fruit shake (Laos)

O que tem de tão especial em um sanduíche de frango com salada e um shake de frutas e leite? Eu também não sei, mas viciei. E voltei algumas vezes na barraquinha de rua do street market de Luang Prabang para repetir. Fica a dica: peça para viagem e garanta o almoço no dia de cachoeiras, no dia do passeio de barco ou quando bater a preguiça de sair.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

laos_baguete e fruit shake
Baguete e fruit shake de Luang Prabang. Tão simples e tão bom!

 

9. Banquete Zao (Vietnã)

Um dia eu decidi fazer uma trilha nas montanhas de Sapa. Guiada por uma moradora da tribo Zao, chegamos a uma casa simples onde passaríamos a noite. O chão era de terra batida, o telhado de palha e as paredes escondidas por sacos de arroz, estoque da colheita para os próximos meses. Foi em uma fogueira no meio da casa que a dona preparou esse banquete. Tudo gostoso, mas o que impressionou mesmo foi a simplicidade e a receptividade.

vietna_banquete

 

10. Cheese burger Shake Shack (EUA)

Aquele dia em que você chega na Grand Central Station de Nova York decidida a comer um prato indiano e ve o lugar tão vazio que desanima. Não muito longe o Shake Shack tinha fila e onde tem muito local deve ter comida boa. A regra não decepcionou.

eua_shake shack

 

E quais são as comidas pelo mundo que marcaram as suas viagens? Me diz nos comentários.

 

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva. Confira aqui os outros blogs que participaram:

 

Leia mais:

Top 10 cidades da minha volta ao mundo

O que comer no Japão?

6 delícias para comer no Espírito Santo

Meu roteiro volta ao mundo

Passagem volta ao mundo: como funciona?