EuropaFrançaMundoParis

Top 10 atrações de Paris

Ah, Paris. A cidade-luz, romântica e uma das mais visitadas do mundo. Cheia de história, cultura, arquitetura, vida noturna agitada e infinitas opções para comer. No meio de tanta coisa para fazer, ver, experimentar e com o tempo apertado que sempre temos nas viagens, fica difícil decidir para onde ir. Eis a ajuda que você procurava: levantamos essa lista com os principais lugares e que pode servir de guia para começar a traçar seu roteiro pela cidade.

 

1. Torre Eiffel

A primeira atração não podia ser outra senão o mundialmente famoso cartão postal da cidade. Com 324m de altura, a Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, e para demonstrar o poder de Paris, sendo a estrutura mais alta do mundo até 1930.

Esta é a segunda atração mais visitada de Paris. É possível subir na torre para ter uma vista aérea da cidade. São dois níveis e o ingresso para o mais alto é mais caro. Fica a dica: a vista de um nível para o outro praticamente não muda, então não se arrependa se for apenas no inferior e economizar alguns euros. Fica uma dica melhor ainda: subir na Torre Eiffel vale pela experiência de estar na Torre Eiffel, mas tenha em mente que o principal ícone da cidade ficará fora da sua vista e das suas fotos (afinal, se você está na torre, você não conseguirá vê-la). Se o que você quer é uma bela vista da cidade, incluindo a torre, que tal subir em outro lugar como a Torre Montparnasse?

Não perca o show de luzes que acontece toda noite, de hora em hora e dura 5 minutos.

Mais informações: www.toureiffel.paris

O melhor de Paris: city tour + Torre Eiffel

Ingresso online e sem fila para Torre Montparnasse

Paris_torre eiffel
Torre Eiffel, o cartão postal de Paris

 

2. Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo é outro monumento mundialmente conhecido. Sua construção foi ordenada por Napoleão Bonaparte em comemoração às suas batalhas vitoriosas.

Uma longa escada leva ao topo do monumento e do seu terraço se tem uma vista panorâmica das avenidas que ficam em seu entorno, incluindo a Champs-Élysées, mais conhecida da cidade.

Mais informações: arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr

Ingresso online sem fila para o Arco do Triunfo

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


 

3. Museu do Louvre

Mesmo que você não seja fanático por museus (ou que simplesmente não goste muito deles), uma passagem pelo Louvre deve estar no seu roteiro de Paris. Se você curte arte, não preciso te dar motivos para ir, mas não espere ver tudo na primeira visita. É o maior museu da cidade e são mais de 35 mil obras, abrangendo desde o antigo Egito até o século XVIII. Impossível ver tudo em um só dia (nem mesmo em dois).

O ideal é planejar uma visita de no máximo 3 horas e já ter em mente o que ver para não ser perder e nem perder tempo. No site oficial dá para baixar os mapas, pegar as informações necessárias e até fazer o download do audio guide no seu celular. Se não sabe nem por onde começar (ou não curte os audio guides), que tal se juntar a uma das visitas guiadas que passa pelas principais obras e ainda com todas as explicações dadas por um guia do museu? Monalisa e Vênus de Milo fazem parte desse roteiro.

O Louvre abre todos os dias, com exceção de terça-feira. A entrada é grátis no primeiro domingo dos meses de baixa temporada. Mais informações: www.louvre.fr/en

Ingresso online e sem filas para o Museu do Louvre!

Paris_louvre
Museu do Louvre, mais de 35 mil obras

 

4. Museu d’Orsay

Já que estamos falando de museu, esse é outro que entra na lista das principais atrações de Paris. É a “continuação do Louvre”, com obras de 1848 até 1914 e destaque para artistas como Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas.

O prédio que hoje abriga o museu foi originalmente construído para ser uma estação de trem, parte da estrutura logística da Exposição Universal de 1889.  Passou a funcionar como museu apenas em 1986.

O museu abre todos os dias, exceto às segunda-feiras. Nas quintas fica aberto até às 21h45. Mais informações: www.musee-orsay.fr/en

Se quiser continuar a rota dos museus de Paris, o Pompidou guarda as obras modernas e contemporâneas.

Ingresso online e sem fila para o Museu d’Orsay

Ingresso online para o Museu Pompidou

 

5. Saint Chapelle 

A Saint Chapelle é uma capela de estilo gótico do século XIII. O grande destaque vai para os enormes vitrais que cobrem praticamente todas as suas paredes.

A igreja é aberta para visitação e as filas são consideráveis (vai exigir um pouco de paciência sim). Para quem gosta de música clássica, vale assistir um concerto, que acontece praticamente todas as noites. Para evitar as filas, procure uma loja de souvenirs que fica na rua ao lado da Saint Chapelle, lá eles têm a programação e vendem ingressos antecipados.

Paris_St Chapel
Saint Chapelle, lindíssima em seu interior

 

6. Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame de Paris, imortalizada pela história do corcunda, é uma jóia do estilo gótico, caracterizada por sua estrutura de arcos e seus vitrais coloridos. Sua construção começou em 1163 e foi finalizada apenas em 1345, um tempo considerável, mesmo levando em conta sua grandiosidade. Eventos históricos importantes aconteceram lá, como a coroação de Napoleão Bonaparte e a beatificação de Joana D’arc.

A catedral ainda tem suas funções religiosas e a entrada é gratuita, porém para subir nas torres, ver os tesouros ou a cripta é preciso pagar. Uma das peças mais importantes guardadas na catedral é a coroa de espinhos de Jesus Cristo.

Os fãs de música clássica também podem assistir um concerto em seu interior.

Mais informações: www.notredamedeparis.fr

 

7. Versailles

O Palácio de Versailles fica nos arredores de Paris, foi moradia do Rei Luis XIV entre 1682 e 1789 e local estratégico para que ele tivesse controle sobre a burguesia. Fatos históricos importantes aconteceram lá, como, por exemplo, a assinatura do Tratado de Versailles ao final da I Guerra Mundial.

Seu interior é pura ostentação. Muito dourado e pinturas para todo lado, móveis clássicos, lustres enormes e tudo o que uma família real tinha direito. Também é possível conhecer o Petit Trianon, que foi residência de Maria Antonieta, rainha da França.

Não deixe de fazer um passeio pelos jardins reais cheio de fontes que guardam a história do lugar e demonstram o poder da família real sobre a burguesia. Dá para caminhar, pedalar, alugar um carrinho elétrico ou utilizar o trenzinho local.

Mais informações: www.chateauversailles.fr

Ingresso online para o tour de Versailles 

Paris_Versailles
Os jardins e o Palácio de Versailles

 

8. Passeio de barco pelo Rio Sena

O Rio Sena passa pelo meio de Paris e várias atrações e monumentos históricos estão às suas margens ou podem ser vistas dele. Entre eles estão a Torre Eiffel, Museu d’Orsay, Louvre, Catedral de Nodre Dame e mais.

São diversas empresas e muitos tipos de passeio. Os mais comuns possuem gravações em diferentes idiomas com uma breve explicação de cada ponto importante do roteiro. As saídas são diárias e bem frequentes. Se você busca uma experiência  diferente pode optar pelos passeios que incluem almoço ou jantar.

Ingresso online para cruzeiro pelo Rio Sena

 

9. Montmartre

O bairro de Montmartre, na parte norte de Paris, é um dos mais charmosos da cidade. Ruazinhas tranquilas e arborizadas, ótimos restaurantes e cafés e, por estar fora do burburinho turístico, tem preços muito mais convidativos.

Anos atrás o bairro foi reduto dos artistas sem dinheiro que passavam seus dias entre pinturas, bebidas e mulheres. Foi lá que despontaram nomes famosos como Vincent Van Gogh e Pablo Picasso. Hoje os artistas anônimos que sonham com a fama ainda estão por lá, já as mulheres e essa parte mais boêmia se mudaram mais pra baixo, pro bairro vizinho onde fica o Red Light District.

Montmartre fica em uma colina e em seu ponto mais alto fica a igreja Sacre Coeur. Desse local se tem uma bela vista da cidade.

Paris_Montmatre
A Basílica de Sacre Coeur, em Montmartre

 

10. Disneyland Paris

Por último, mas não menos importante, vem a atração com o maior número de visitantes de Paris: Disneyland. Pois é, na romântica cidade-luz as pessoas adoram estimular o lado criança que existe em cada um. E não dá para negar, né? Disney é diversão garantida para crianças e adultos.

São dois parques no complexo. A tradicional Disneyland traz o mundo mágico com seus brinquedos, paradas, personagens, restaurantes temáticos e show de fogos no fim do dia. Já o Walt Disney Studios Park desvenda os segredos por trás dos filmes com seus shows, apresentações e outras diversões.

Mais informações: www.disneylandparis.com/en

Ingresso online para a Disneyland de Paris

 

E você? Acrescentaria mais itens nessa lista? Deixe sua opinião nos comentários.

 

 

Leia também:

Ingresso sem fila

A primeira viagem internacional

Top 10 experiências da minha volta ao mundo

Aquela viagem da qual eu nunca voltei

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *