Bagagem de Memórias

Retrospectiva 2016

2016 está quase acabando! Como foi este ano para você? Conseguiu cumprir aquela lista de metas que fazemos todo começo de ano?  Por aqui o ano foi muito bom. Muitas realizações e acontecimentos marcantes, viagens especiais, muito do nosso Brasil… Não podemos reclamar!

Meu ano começou em Porto Alegre, que foi onde eu passei a virada de ano de 2015 para 2016, e teve passeio por Canela e Gramado. Diz a lenda que beber da água da Cascata do Caracol nos primeiros dias do ano traz boas energias. Não é que funcionou??

Fomos experimentar as águas da Cascata do Caracol, em Canela. #canela #rs #cascatadocaracol #brasil #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

A lenda é brincadeirinha, tá gente. Só pra descontrair.

Fevereiro fui passar uns dias na praia, afinal, de vez em quando a gente merece, né? Fui aqui pertinho de São Paulo, para o Guarujá. Quem acha que praia por lá é só a Enseada muito se engana. Acabei não escrevendo aqui, mas procure a Praia de São Pedro, tranquila, limpa e bem bonita. Só não tem muita estrutura, então leve seus lanchinhos, bebidas e procure um lugar embaixo das árvores porque não tem guarda-sol também. Olha a foto dela ai embaixo.

Nada mal para uma manhã de terça-feira #beach #brasil #sp #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

Para entrar em clima de carnaval, fui em uns ensaios das escolas de samba de São Paulo. Quem disse que a animação está só no Rio? São várias escolas diferente, cada uma com suas características. Umas são mais familiares, outras mais estilo “pegação”, mas todas muito animadas. Precisa acompanhar o calendário e ver que dia cada uma abre os ensaios para o público. A diversão é garantida e em 2017 planejo participar de novo!

E apesar do esquenta ter sido muito bom, no carnaval mesmo eu fugi da agitação e fiz um programa bem tranquilo. Belo Horizonte foi a cidade base para conhecer os arredores e me surpreender com Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina, que com certeza vale a visita mesmo que você não goste de arte. A caminhada pelos jardins, que são muito bonitos e bem cuidados, já vale o passeio. E fui também para a Serra do Cipó, dar um mergulho nas cachoeiras para recarregar as energias.

E fevereiro ainda teve mais Minas Gerais, porque fui conhecer um destino até então pouco falado que ficou tão popular nesse ano: Capitólio. Muitas cachoeiras e pequenas trilhas estão por toda parte, mas o que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio de barco e o mirante Canyon de Furnas. Lugares lindos do nosso Brasil!

A trilha da Pedra Grande, no Parque da Cantareira, em São Paulo, foi o aquecimento para um percurso muito maior que estava por vir: o Caminho de Santiago de Compostela. Não é só estar na Espanha, mas a viagem interior que cada dia te proporciona. O caminho é mágico, é lindo e com certeza foi a viagem que marcou o meu ano. Uma experiência única e profunda, para aqueles que vão com o coração aberto, a alma livre e a mochila leve para se deixarem surpreender com os acontecimentos de cada dia.

Foram mais de 1.000km caminhando, 36 dias e lembranças e aprendizados para uma vida. Parece muito mais difícil do que realmente é. A gente muitas vezes se surpreende com o que é capaz de fazer e nem tinha ideia, né? Histórias de vida, solidariedade, amizades e momentos especiais ficam registradas na minha memória. Altamente recomendo que todos façam isso uma vez na vida.

camino_para onde o caminho me levar
Para onde o caminho me levar, eu vou.

E chegamos na metade do ano! Junho foi a vez de conhecer a Colômbia. Nada de imaginar aquele lugar inseguro, violento e cheio de drogas, isso faz parte do passado do país. Bogotá é uma cidade vibrante, com muita cultura, história e agitação (principalmente se você está por lá na fase final da Copa América. Quem diz que o país do futebol é o Brasil, não conhece a relação desse esporte com os colombianos). Para constrastar, Cartagena é uma graça de cidade, ruazinhas de pedra, casas coloniais e um calor dos infernos! Só uma praia e piscina pra salvar mesmo. E que praias! Acho que uma imagem vale mais que palavras, então não vou dizer nada e deixar só a foto para vocês.

cartagena_isla rosario
Areia branca e água transparente nas praias da Isla Rosario, em Cartagena

Já   em julho, foi vez de dar uma voltinha na parte sul do Brasil e revisitar Floripa e seus encantos. Foi uma viagem de família (tenho primos que moram lá), o que significa muita comida boa! Também deu tempo de passar em lugares icônicos como a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição e até dar umas escorregadas nas Dunas da Joaquina. Só não rolou praia porque tava frio.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

Quando o lugar vale a pena, a gente volta quantas vezes forem possível. A trilha da Serra do Lopo, em Extrema, é um desses (olha Minas aqui de novo!). Tranquila e agradável (só a escaladinha final que exige um pouco mais) e a vista lá do topo é incrível. Das trilhas por perto de São Paulo, é minha preferida. Foi a terceira vez que fiz e faço de novo. É só chamar!

extrema_serra do lopo circuloviagens
Descansando no topo da Serra do Lopo, Extrema – MG

Em  ano de Olimpíadas, não podia deixar de ir para o Rio, certo? A verdade é que eu não estava nem um pouco em clima olímpico até assistir a abertura dos jogos. Depois, grudei na TV e passei a acompanhar cada jogo, cada corrida, cada ponto. A ginástica artística continua sendo minha queridinha (ginasta na infância, não podia ser diferente, né?), mas confesso que me diverti horrores com os jogos de volei e os comentários do Rômulo Mendonça (quem mais faz narração ao ritmo de Ragatanga?). E eu fui para o Rio 3 vezes em menos de 1 mês, uma para os jogos olímpicos, outra para os paralímpicos e uma entre essas visitas. O Rio é a cidade maravilhosa e em clima internacional, então! Mandou bem #Rio2016.

Em clima de Paralimpíada, porque os jogos estão a todo vapor! Vai Brasil!!! ?? #paralimpiadas #rio2016 #paralympics #jogosparalimpicos

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

Por motivos de força maior #FIBbunkyo , dei uma parada em São Paulo por uns meses, mas a exploração não para nunca. A cidade tem muitas opções e vale tour pelo centro histórico, passeios gastronômicos, exposição de Lego e muito sorvete de neve e ramen (ou lamen). Teve ainda trilha em Paranapiacaba e uma noite em Campinas, à convite do Ramada, para conhecer o seu novo hotel que fica pertinho do aeroporto de Viracopos.

Pelo mesmo motivo de força maior, não participei do Vem pra Sampa meu, o encontro de blogueiros que teve em São Paulo, mas o ERBBV, o maior encontro de blogueiros do Brasil eu não podia deixar passar. E lá fui eu de novo para Beagá. O evento foi sensacional! Além de passeios pela cidade, muita comida, muito conteúdo bom e vários aprendizados para melhorar o blog aqui, voltei com um monte de ideias. Agora é só trabalhar para botar tudo em prática e tirar os projetos do papel.

Estar no meio de gente dessa blogosfera viajante foi, com certeza, a melhor coisa que o encontro proporcionou. Olha essas pessoas queridas (na foto ai embaixo) que conheci lá! Troca de experiências, todo mundo se ajudando e crescendo junto. Já rendeu um post sobre o Vietnã lá no Compartilhe Viagens, que é desse casal simpático (Karla e Fred) que estão ai na esquerda. E 2017 promete mais!

Comemorando o dia de hoje! ??? #encontrorbbv2016 #albanos #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

A última viagem do ano foi para Paraty. Que lugar bonito! A mistura perfeita de cidade histórica, com muita arquitetura e cultura, e das praias com água verdinha e na temperatura certa. O passeio de barco, mais uma vez, é o highlight. Entre paradas para mergulho e stand up paddle, caipirinhas e comidinha caseira complementam o dia.

Mais de Paraty. Mal voltei pra casa e já estou com saudades desse lugar. ? #paraty #sun #beach #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

E assim termina este ano que foi cheio de viagens e de coisas boas. Obrigada a todos que fizeram parte dele! Uma ótima virada de ano e até 2017!!!

O ano que vem promete muito, um monte de novidades estão por vir e espero vocês aqui para acompanhar e fazer parte de tudo. E que esse sentimento aí embaixo nos acompanhe o ano todo!

Wanderlust = forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar.

Quando a gente se identifica mais com a embalagem que com o conteúdo. ? #wanderlust #australia #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

 

Esse post faz parte da blogagem coletiva #topviagens2016 . Confira o que outros blogueiros de viagem fizeram este ano e quem sabe você não acha uma ótima sugestão para 2017?