Bagagem de Memórias

Retrospectiva 2015!

Mais um ano está chegando ao fim. Como foi 2015 para você? Para mim foi marcante e um tanto quanto imprevisível. Esperava bem menos por ser o ano pós volta ao mundo e já sabia que não devia esperar que fosse muito melhor que o ano passado (não querendo ser pessimista, mas convenhamos que era uma meta bem difícil de alcançar, né?). Mas 2015 não decepcionou, inclusive no quesito viagens.

Pouca gente fala dela, mas a depressão pós volta ao mundo existe sim. Depois de passar meses conhecendo lugares, culturas e pessoas, voltar para o lugar que você conhece e conviver com as mesmas pessoas todos os dias não é fácil. Principalmente, você percebe o quanto sua cabeça mudou e o quanto a cabeça das outras pessoas ficou estacionada no mesmo lugar esse tempo todo. Conto um pouco sobre na história da Mili. Não há melhor remédio para isso que botar o pé na estrada e sair para uma nova aventura, seja ela do outro lado do mundo ou ali na esquina da sua casa.

Explorar São Paulo e arredores fez parte do meu ano. Os leitores sabem que sou super adepta dos free walking tours e esse ano fiz o da Av. Paulista e o do bairro da Vila Madalena, além de explorar a cidade no dia a dia. Ainda teve algumas viagens curtas para destinos pertinho dessa metrópole, como para Ilhabela, para fazer a trilha da Pedra Grande, em Atibaia, e a do Pico do Lopo, em Extrema, e um bate-volta para São José dos Campos e para o Guarujá.

A primeira viagem do ano foi super brasileira. Fui conhecer Manaus e amei! Comida exótica, natureza exuberante, muita cultura (e calor). O Encontro das Águas e o contato com animais para mim foram o ponto alto da viagem.

Pescaria-pirarucu-Manaus
Pescando Pirarucu (ou tentando)

O passeio por esse nosso Brasil também passou pela região central, com uma rápida passagem por Brasília e foco maior na Chapada dos Veadeiros. Quem curte trilhas e cachoeiras encontra aqui um paraíso! A lista do que fazer é bem grande, então como primeira vez no lugar, optamos pelos principais passeios – Parque Nacional, lindíssimo, a Catarata dos Couros, que impressiona por seu tamanho, e Cachoeira de Santa Bárbara, que encanta os olhos por sua cor, além de outras atrações menores encaixadas nos intervalos.

chapada dos veadeiros_catarata dos couros
Apreciando a Catarata dos Couros

Eis que uma inesperada Eurotrip surge e não podemos deixar a oportunidade passar, né? Conhecer os Plitvice Lakes, na Croácia, foi um dos itens da minha bucket list de viagens que foi cumprido. A tradicional rota do Leste Europeu – Budapeste, Viena e Praga – é cheia de história, monumentos de guerra, igrejas, muita comida e muita cerveja. Os highlights vão para o Bastião dos Pescadores e o Monumento dos sapatos, em Budapeste, o Schonbrunn Palace e o Naschmarkt, em Viena e para a Astronomical Tower e o campo de concentração de Terezín, em Praga. Ainda rolou um bate-volta para Bratislava, a capital da Eslováquia, que fica ali pertinho.

Bratislava_napoleons soldier
Napoleon’s soldier. Uma das estátuas espalhadas por Bratislava.

A Eurotrip continuou pela Alemanha, começando pelo sul para ver o Neuschwanstein, o castelo que inspirou Walt Disney, e subiu pela Rota Romântica, antes de passar por Dresden e chegar à Munique, para a tradicional e verdadeira Oktoberfest. Com certeza, o ponto alto da Alemanha e de toda essa passagem pela Europa. Berlim foi concentração de tours históricos para conhecer mais a fundo a II Guerra Mundial, a história de Hitler e todas suas consequências.

Munique_oktoberfest
Um brinde à vida! Diretamente da Oktoberfest.

Seguimos para Amsterdam, conhecida como a capital das drogas e do sexo (e não deixa de ser), linda cidade com seus parques e canais por toda parte. E para finalizar, Paris. A cidade luz, com infinitas atrações, museus, monumentos, história e por aí vai. Isso foi algumas semanas antes do atentado que aconteceu na cidade e abalou o mundo. 🙁

Paris_pulando no louvre
#pulandopelomundo em frente ao Louvre, Paris.

De volta ao nosso Brasil, hora de passar alguns dias na cidade maravilhosa e ver de perto o que é que o Rio de Janeiro tem de bom. E tem muita coisa boa por lá! Das atrações super conhecidas como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a praia de Ipanema à outras nem tanto assim, como um tour pela favela de Santa Marta. Vale o passeio pelo centro histórico e pelos parques da cidade também.

rio_michael jackson santa marta
Nós e o Michael Jackson em Santa Marta

E pra fechar o ano e completar o tour de norte à sul do Brasil (ficou faltando o nordeste), uns dias em Londrina e em Porto Alegre, cheios de comidinhas gostosas!

Como eu disse lá no começo do post, 2015 foi inesperado! E foi muito bom! E fica aqui nosso último post desse ano e os votos de Boas Festas para todos os nossos leitores. Nos vemos de novo no ano que vem e que 2016 venha com muita alegria, saúde, paz, amor e muitas e muitas viagens! Para mim e para vocês.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

 

Leia mais:

E por que não ser feliz?

A primeira viagem internacional

Hora de planejar a viagem

Comer, viajar e o tal do slow travel