BrasilEspírito Santo (ES)

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4

A Região dos Imigrantes foi o destino a ser explorado pelo Pocando no ES, em sua quarta edição. O evento reuniu blogueiros de viagem e influenciadores digitais para conhecer um pouquinho mais do nosso Espírito Santo.

Eu participei do Pocando no ES 2 e fiquei encantada com as praias lindas desse estado. A região serrana só veio confirmar que o ES é uma caixinha de surpresas, cheia de lugares incríveis, gastronomia e cultura rica.

A organização do Pocando no ES é dos queridos Deivson e Nathana, do blog Capixaba na Estrada. E nesta edição tivemos como guia oficial o Jefinho, do Jefinho Expedições. Foram eles que organizaram todo o roteiro que está ai abaixo.

 

Pocando no ES 4

O Pocando no ES 4 teve início no Guanaaní Hostel, onde tivemos a abertura do evento e pude reencontrar muitos blogueiros. Tivemos algumas palavras de representantes da SETUR, da Rede de Hotéis Atlântica e uma apresentação da banda Kinteto Congo.

Eu não conhecia esse estilo musical e gostei bastante. Bem animado e cheio de história. O mestre Vitalino nos falou sobre as tradições da casaca, um instrumento típico do Espírito Santo que lembra o reco-reco. Ele criou seu próprio estilo de casaca e já produziu peças para Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Yoko Ono, Skank, Paul McCartney entre outros. Não é pouca coisa, não!

No vídeo da Aline, do Aline Approves, tem um pouco da apresentação e da explicação do mestre Vitalino.

E como encontro de blogueiro não é completo sem uma fartura de comidinhas, fechamos a noite na Hunty’s Hamburgueria com burgers maravilhosos.

 

Região dos Imigrantes: Santa Leopoldina

Saímos cedo de Vitória com destino à cidade de Santa Leopoldina, já na Região dos Imigrantes. É uma cidade pequena e cheia de charme, tem profunda ligação com a história dos imigrantes europeus no Brasil e já foi uma grande potência econômica. Hoje, Santa Leopoldina é o maior exportador de gengibre de qualidade do país.

Passamos pelo Museu do Colono, ainda antes de sua reinauguração, para conhecer um pouco de como era a vida dos imigrantes que chegaram na região. Depois seguimos para o Parque Cachoeira Véu da Noiva, onde tivemos um almoço delicioso feito em fogão à lenha.

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4 - almoço feito em fogão à lenha no Parque Cachoeira Véu da Noiva
Almoço feito em fogão à lenha no Parque Cachoeira Véu da Noiva

Sou uma pessoa suspeita para falar, mas o grande tesouro de Santa Leopoldina está na natureza. São dezenas de cachoeiras pela região e tivemos oportunidade de conhecer duas delas – Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira Moxafongo. Elas são lindas e o acesso não é difícil. Poucos minutos de trilha e lá estávamos para nos acabar nos cliques e stories.

O Espírito Santo tem cachoeira. E é lindona! A cachoeira Moxafongo fica perto de Santa Leopoldina. #pocandonoes #pocando4 #descubraoes #amor❤️es #es #santaleopoldina #santateresa #viagem #viajar #amoviajar #mochilao #mochileiros #abriI2018 #traveItrips #lonelyplanetbrasil #bIogsdeviagem #missaoVT #revistaadv #voegol #queroviajarmais #revistaviajemais #blogsdeviagem #pequenosgrandesviajantes @viagenscine @bagagemdememorias @blogfuxicosdeviagens @tireabundadosofa @idasevindasblog @vivinaviagem @saopaulosemmesmice @vemquetecontoblog @mapanamao @taindopraonde @marianaviaja @capixabanaestrada @guiaeturismo @guiacapixaba @jefinhoexpedicoes @viagemmassa @porai_dicasdeviagem @pelomundocommanu @caminhagente @blogdestinoes @robertalleite @elielsonbeans @alineapproves

A post shared by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

Nosso jantar foi no Restaurante L’Incontro, comandado pelo chef Luca Lonardi, considerado um dos melhores pizzaiolos do Espírito Santo. E a noite na Pousada Suíça, uma gracinha de lugar, com direito a festinha de integração dos blogueiros.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


 

Região dos Imigrantes: Santa Teresa

Santa Teresa foi a primeira colônia italiana no Brasil. Não sei pra você, mas pra mim italianos = comida e bebida boa! Um tour gastronômico não poderia ficar de fora. O dia começou alcoólico, com uma visita à Cantina Mattielo. Conhecemos o processo de produção dos vinhos e é claro que teve degustação.

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4 - degustação de vinhos na Cantina Mattielo
Degustação de vinhos na Cantina Mattielo

Seguimos para Casa Lambert, uma das primeiras construções do Núcleo Colonial do Timbui, que deu origem à vila e à cidade de Santa Teresa. Erguida no final do século XIX, em pau a pique, ela reúne objetos da época da colonização e fala sobre a historia da família Lambert e a imigração italiana na região.

Após o almoço, fizemos uma pausa na rampa de vôo livre, que faz parte do Circuito Caravaggio. A vista de lá é maravilhosa e rendeu altas fotos! Depois, voltamos para o roteiro alcoólico, com degustação na Casa dos Espumantes, que tem itens interessantes, como o espumante feito de jaboticaba.

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4 - Linda vista na rampa de vôo livre do Circuito Caravaggio
Linda vista na rampa de vôo livre do Circuito Caravaggio

Nosso jantar foi na Rua do Lazer, que reúne vários restaurantes e barzinhos. O Taberna Lounge nos recebeu super bem. Um ótimo lugar para curtir a noite!

O último dia de evento pela Região dos Imigrantes teve mais de Santa Teresa. A Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini tem à venda diversos itens de produtores locais – chocolate, bebidas, artesanatos, tapeçaria, souvenirs e muito mais. Excelente local para comprar umas lembrancinhas. No andar de cima fica o Museu da Cultura e Imigração Italiana, com inúmeros objetos que representam a história dos primeiros imigrantes que chegaram e colonizaram a região.

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão é aquele lugar que todos que passam por Santa Teresa devem visitar. Um lugar enorme, cheio de área verde e animais. Os beija-flores são uma atração à parte.

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4 - Beija-flores no Museu de Biologia Professor Mello Leitão
Beija-flores no Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Voltamos para Rua do Lazer para almoçar. Dessa vez o restaurante foi o Fabricio’s, e a comida estava deliciosa. Antes de voltar para Vitória ainda paramos na Claids Biscoitos para experimentar bolachinhas e docinhos (e fazer umas comprinhas para trazer para casa) e no Laticínio Lorena para degustar queijos e iogurtes maravilhosos.

 

Participar do Pocando no ES é sempre um prazer. Adorei conhecer a Região dos Imigrantes do Espírito Santo e pretendo voltar. Deixo aqui um agradecimento especial aos organizadores, parceiros e blogueiros que participaram deste evento.

A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4 - Recebidos do Pocando no ES 4
Recebidos do Pocando no ES 4. Obrigada! <3

 

Veja mais do POCANDO NO ES

BLOGS PARTICIPANTES:

Bagagem de Memórias | Viagens Cinematográficas | Fuxicos de Viagens | Tire a Bunda do Sofá | Idas e Vindas Blog | Vivi na Viagem | São Paulo sem Mesmice | Vem que te Conto! | Mapa na Mão | Tá Indo pra Onde? | Mariana Viaja | Capixaba na Estrada | Guia e Turismo | Guia Capixaba | Jefinho Expedições | Viagem Massa | Pelo Mundo com Manu | Caminha Gente | Blog Destinões | Aline Approves | @robertalleite | @elielsonbeans

APOIO Pocando no ES 4

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

15 Comments

  1. 25/04/2018 at 01:46 — Responder

    Que bom que você também gostou da região dos imigrantes Patrícia.
    Volte mais vezes ao Espírito Santo pois temos outros lugares incríveis!

  2. 25/04/2018 at 07:59 — Responder

    Muito bom o seu post. E que bom que vc gostou do nosso congo!!! Fico feliz!

    • 26/04/2018 at 20:19 — Responder

      Oi Elaine!

      Gostei muito. Não conhecia.
      A gente sempre aprende em viagens, principalmente nesses encontros, né?

  3. 26/04/2018 at 14:31 — Responder

    Paty, foi um prazer enorme te conhecer mais de perto e estar esses dias com vc foi ótimo, rendeu muitas risadas. Amei conhecer esse estado tão lindo e cheio de cultura. Foi bom demais e espero que a gente se encontre em breve! Bjus

    • 26/04/2018 at 20:21 — Responder

      Carol,

      Eu também amei tudo! O ES sempre surpreende a gente, né?
      Vamos nos encontrar sim, tenha certeza! Seja em SP, Recife ou pelo mundo afora.
      Quero encontro!!
      bjo

  4. Mariana Bueno
    26/04/2018 at 19:32 — Responder

    Também adorei participar do Pocando e descobrir um pouco mais do ES. Essas cidades com certeza valem uma visita!

    • 26/04/2018 at 20:22 — Responder

      Foi muito bom esse evento! Quero voltar para alguns lugares para explorar com calma.
      Adorei te conhecer, Mari!

  5. 27/04/2018 at 17:42 — Responder

    Gente que legal!!! Parece que foi incrível esse evento no Espirito Santo né? Fiquei com vontade de conhecer! Beijão Patricia!

    • 30/04/2018 at 21:05 — Responder

      Oi Juliana!

      Foi muito bom esse evento. Só me deixou com vontade de voltar para fazer tudo com mais calma.
      O ES tem lugares lindos demais. <3

  6. 02/05/2018 at 18:58 — Responder

    Se bobear estaremos no próximo né hahaha. Foi bom demais!!! E essa sua foto na cachoeira está sensacional!

    • 07/05/2018 at 21:43 — Responder

      Já quero Pocando 5!! Deiv, escolhe nós aqui!!

  7. 09/05/2018 at 10:41 — Responder

    que bom que você gostou, espero que volte e aproveite mais coisas que o estado tem. Grande abraço e sucesso.

    • 09/05/2018 at 20:30 — Responder

      Ghaidy,

      Volto, com certeza! Quero Pedra Azul e quero Pico da Bandeira. Sem falar nos que quero repetir.
      bjo

  8. Emilia Brito
    20/05/2018 at 12:00 — Responder

    De fato conhecer o ES é sempre uma caixinha de surpresas: e a cada canto que você tem a oportunidade de conhecer, fica de cara com a beleza e diversidade deste estado!

    • 23/05/2018 at 20:26 — Responder

      É isso mesmo Emília!
      Eita, que estado lindo. Cada vez que vou, volto mais encantada. <3

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *