A Região dos Imigrantes | Pocando no ES 4

A Região dos Imigrantes foi o destino a ser explorado pelo Pocando no ES, em sua quarta edição. O evento reuniu blogueiros de viagem e influenciadores digitais para conhecer um pouquinho mais do nosso Espírito Santo.
Eu participei do Pocando no ES 2 e fiquei encantada com as praias lindas desse estado. A região serrana só veio confirmar que o ES é uma caixinha de surpresas, cheia de lugares incríveis, gastronomia e cultura rica.
A organização do Pocando no ES é dos queridos Deivson e Nathana, do blog Capixaba na Estrada. E nesta edição tivemos como guia oficial o Jefinho, do Jefinho Expedições. Foram eles que organizaram todo o roteiro que está ai abaixo.
Pocando no ES 4
O Pocando no ES 4 teve início no Guanaaní Hostel, onde tivemos a abertura do evento e pude reencontrar muitos blogueiros. Tivemos algumas palavras de representantes da SETUR, da Rede de Hotéis Atlântica e uma apresentação da banda Kinteto Congo.
Eu não conhecia esse estilo musical e gostei bastante. Bem animado e cheio de história. O mestre Vitalino nos falou sobre as tradições da casaca, um instrumento típico do Espírito Santo que lembra o reco-reco. Ele criou seu próprio estilo de casaca e já produziu peças para Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Yoko Ono, Skank, Paul McCartney entre outros. Não é pouca coisa, não!
No vídeo da Aline, do Aline Approves, tem um pouco da apresentação e da explicação do mestre Vitalino.
E como encontro de blogueiro não é completo sem uma fartura de comidinhas, fechamos a noite na Hunty’s Hamburgueria com burgers maravilhosos.
Região dos Imigrantes: Santa Leopoldina
Saímos cedo de Vitória com destino à cidade de Santa Leopoldina, já na Região dos Imigrantes. É uma cidade pequena e cheia de charme, tem profunda ligação com a história dos imigrantes europeus no Brasil e já foi uma grande potência econômica. Hoje, Santa Leopoldina é o maior exportador de gengibre de qualidade do país.
Passamos pelo Museu do Colono, ainda antes de sua reinauguração, para conhecer um pouco de como era a vida dos imigrantes que chegaram na região. Depois seguimos para o Parque Cachoeira Véu da Noiva, onde tivemos um almoço delicioso feito em fogão à lenha.

Sou uma pessoa suspeita para falar, mas o grande tesouro de Santa Leopoldina está na natureza. São dezenas de cachoeiras pela região e tivemos oportunidade de conhecer duas delas – Cachoeira Véu da Noiva e a Cachoeira Moxafongo. Elas são lindas e o acesso não é difícil. Poucos minutos de trilha e lá estávamos para nos acabar nos cliques e stories.
Nosso jantar foi no Restaurante L’Incontro, comandado pelo chef Luca Lonardi, considerado um dos melhores pizzaiolos do Espírito Santo. E a noite na Pousada Suíça, uma gracinha de lugar, com direito a festinha de integração dos blogueiros.
Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?
Região dos Imigrantes: Santa Teresa
Santa Teresa foi a primeira colônia italiana no Brasil. Não sei pra você, mas pra mim italianos = comida e bebida boa! Um tour gastronômico não poderia ficar de fora. O dia começou alcoólico, com uma visita à Cantina Mattielo. Conhecemos o processo de produção dos vinhos e é claro que teve degustação.

Seguimos para Casa Lambert, uma das primeiras construções do Núcleo Colonial do Timbui, que deu origem à vila e à cidade de Santa Teresa. Erguida no final do século XIX, em pau a pique, ela reúne objetos da época da colonização e fala sobre a historia da família Lambert e a imigração italiana na região.
Após o almoço, fizemos uma pausa na rampa de vôo livre, que faz parte do Circuito Caravaggio. A vista de lá é maravilhosa e rendeu altas fotos! Depois, voltamos para o roteiro alcoólico, com degustação na Casa dos Espumantes, que tem itens interessantes, como o espumante feito de jaboticaba.

Nosso jantar foi na Rua do Lazer, que reúne vários restaurantes e barzinhos. O Taberna Lounge nos recebeu super bem. Um ótimo lugar para curtir a noite!
O último dia de evento pela Região dos Imigrantes teve mais de Santa Teresa. A Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini tem à venda diversos itens de produtores locais – chocolate, bebidas, artesanatos, tapeçaria, souvenirs e muito mais. Excelente local para comprar umas lembrancinhas. No andar de cima fica o Museu da Cultura e Imigração Italiana, com inúmeros objetos que representam a história dos primeiros imigrantes que chegaram e colonizaram a região.
O Museu de Biologia Professor Mello Leitão é aquele lugar que todos que passam por Santa Teresa devem visitar. Um lugar enorme, cheio de área verde e animais. Os beija-flores são uma atração à parte.

Voltamos para Rua do Lazer para almoçar. Dessa vez o restaurante foi o Fabricio’s, e a comida estava deliciosa. Antes de voltar para Vitória ainda paramos na Claids Biscoitos para experimentar bolachinhas e docinhos (e fazer umas comprinhas para trazer para casa) e no Laticínio Lorena para degustar queijos e iogurtes maravilhosos.
Participar do Pocando no ES é sempre um prazer. Adorei conhecer a Região dos Imigrantes do Espírito Santo e pretendo voltar. Deixo aqui um agradecimento especial aos organizadores, parceiros e blogueiros que participaram deste evento.

BLOGS PARTICIPANTES:
Bagagem de Memórias | Viagens Cinematográficas | Fuxicos de Viagens | Tire a Bunda do Sofá | Idas e Vindas Blog | Vivi na Viagem | São Paulo sem Mesmice | Vem que te Conto! | Mapa na Mão | Tá Indo pra Onde? | Mariana Viaja | Capixaba na Estrada | Guia e Turismo | Guia Capixaba | Jefinho Expedições | Viagem Massa | Pelo Mundo com Manu | Caminha Gente | Blog Destinões | Aline Approves | @robertalleite | @elielsonbeans
15 Comments
Que bom que você também gostou da região dos imigrantes Patrícia.
Volte mais vezes ao Espírito Santo pois temos outros lugares incríveis!
Muito bom o seu post. E que bom que vc gostou do nosso congo!!! Fico feliz!
Oi Elaine!
Gostei muito. Não conhecia.
A gente sempre aprende em viagens, principalmente nesses encontros, né?
Paty, foi um prazer enorme te conhecer mais de perto e estar esses dias com vc foi ótimo, rendeu muitas risadas. Amei conhecer esse estado tão lindo e cheio de cultura. Foi bom demais e espero que a gente se encontre em breve! Bjus
Carol,
Eu também amei tudo! O ES sempre surpreende a gente, né?
Vamos nos encontrar sim, tenha certeza! Seja em SP, Recife ou pelo mundo afora.
Quero encontro!!
bjo
Também adorei participar do Pocando e descobrir um pouco mais do ES. Essas cidades com certeza valem uma visita!
Foi muito bom esse evento! Quero voltar para alguns lugares para explorar com calma.
Adorei te conhecer, Mari!
Gente que legal!!! Parece que foi incrível esse evento no Espirito Santo né? Fiquei com vontade de conhecer! Beijão Patricia!
Oi Juliana!
Foi muito bom esse evento. Só me deixou com vontade de voltar para fazer tudo com mais calma.
O ES tem lugares lindos demais. <3
Se bobear estaremos no próximo né hahaha. Foi bom demais!!! E essa sua foto na cachoeira está sensacional!
Já quero Pocando 5!! Deiv, escolhe nós aqui!!
que bom que você gostou, espero que volte e aproveite mais coisas que o estado tem. Grande abraço e sucesso.
Ghaidy,
Volto, com certeza! Quero Pedra Azul e quero Pico da Bandeira. Sem falar nos que quero repetir.
bjo
De fato conhecer o ES é sempre uma caixinha de surpresas: e a cada canto que você tem a oportunidade de conhecer, fica de cara com a beleza e diversidade deste estado!
É isso mesmo Emília!
Eita, que estado lindo. Cada vez que vou, volto mais encantada. <3