DicasMilhas

Programa de milhagem – Vale a pena?

Muita gente tem dúvidas sobre programa de milhas, acha complicado, não sabe como usar etc. A resposta, na minha opinião, é muito simples: Vale a pena sim! A verdade é que dá um pequeno trabalhinho, mas que pode te render uma boa economia. É claro que existem algumas regras que precisam ser seguidas, mas conhecendo-as, não há muito segredo.

.

 

 

Mas o que são milhas?

Milha é uma unidade de medida de comprimento equivalente a 1,609344 km, em seu significado original. No contexto deste post, milhas são pontos que você acumula e pode trocar por uma passagem aérea. Relacionando tudo, é mais ou menos assim: uma milha voada equivale a um ponto.

Como disse antes, existem algumas regrinhas que vou explicar abaixo e nos próximos posts. O primeiro passo é se cadastrar em um programa de milhagens.

.

Quais os programas de milhagem?

No Brasil, os dois principais programas são: Tam Fidelidade e Smiles.

Atenção: Cada programa é vinculado a uma (ou algumas) cias aéreas, ou seja, as milhas de um programa não podem ser usadas para adquirir passagens no outro programa.

Dica: Tente concentrar seus pontos em um único programa, assim você não fica com alguns pontos aqui e outros acolá. Com tudo junto é mais fácil atingir a pontuação necessária para fazer as trocas pelas passagens. É claro que às vezes não dá, mas na medida do possível tente.

Isso não impede de você se cadastrar nos dois (ou em outros mais). O cadastro é gratuito e feito pelo site de cada programa.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

Smiles: Este é o programa que proporciona trocar os seus pontos por vôs da Gol (e parceiras). Para conhecer as regras do programa, acesse o site da Smiles.

Tam Fidelidade: Como o próprio nome diz, as milhas valem para vôos da Tam (e alianças). Na minha opinião, o grande diferencial deles é que o programa de milhas faz parte do Multiplus Fidelidade, o que facilita juntar pontos e também te dá outras opções de troca, além das passagens. Mais informações e regras dos programas: Tam Fidelidade e Multiplus Fidelidade

.

Ok! Agora você já faz parte de um programa de milhagens. Além de conseguir uma passagem sem gastar (quase) nada, o que mais você ganha?

.

E os benefícios?

Mais uma vez, cada programa tem sua regra (confira no site de cada programa), mas generalizando, algumas coisas são de praxe.

Atenção: As milhas tem validade. Se não usadas dentro do prazo elas expiram. Confira as regras de cada programa.

Categorias: As duas empresa tem uma classificação de seus membros, assim elas sabem quem são as pessoas que utilizam mais o programa e oferecem benefícios para aquelas mais frequentes. Quanto mais pontos, maior sua categoria, que rendem privilégios como bônus em milhagem por trecho voado, um maior limite de bagagem, preferencia nas filas de check in e embarque, acesso à sala VIP, entre outros.

Alianças: Esse é o meu preferido! Tam e Gol fazem muitos trechos nacionais e voam para alguns destinos internacionais. E se você quiser um destino que elas não vão? Ou vôo doméstico em outro país? Ou essas cias vão para o lugar que você quer, mas o horário de outra empresa é mais adequado à sua agenda. O que fazer?

Para aumentar a abrangência dos programas, elas fazem parcerias com outras empresas. Isso quer dizer que você pode usar seus pontos Smiles para voar nos EUA pela Delta. Ou usar a Changai Air Lines, na China, com seus pontos do Tam Fidelidade.

O contrário também vale. Você fez uma viagem para Portugal pela TAP (passagem paga), mas as chances de voltar para lá ou usar essa mesma cia é praticamente nula. Não faça um cartão de milhas da TAP, pois as chances delas expirarem e você perdê-las é grande. Cadastre esse vôo no programa da Tam, já que a TAP é uma das parceiras, e você poderá ir para Manaus, vôo que com certeza a TAP não faz.

.

Informação útil:

As parceiras da Gol são Delta Air Lines (EUA), Air France (França), KLM (Holanda), Qatar Airways (Catar) e Iberia (Espanha).

A Tam tem uma rede de parceiras maior, logo, abrange mais locais. São elas: LAN (Chile e outros países da América do Sul) e cias que fazem parte da Star Alliance – Adria Airways (Eslovênia), Eagean Airlines (Grécia), Air Canada (Canadá), Air China (China), Air New Zealand (Nova Zelândia), ANA (Japão), Asiana (Coréia do Sul), Austrian Airlines (Austria), Avianca (Brasil), Brussels Airlines (Bélgica), Copa Airlines (Panamá), Croatia Airlines (Croácia), Egypt Air (Egito), Ethiopian Airlines (Etiópia), Eva Air (Taiwan), Polish Airlines (Polônia), Lufthansa (Alemanha), Scandinavian Airlines (Escandinávia), Shenzen Airlines (China), Singapore Airlines (Cingapura), South African Airways (África do Sul), Swiss (Suíça), TAP (Portugal), Thai Airways (Tailândia), Turkish Airlines (Turquia), United Airlines (EUA) e US Airways (EUA).

Atualização (outubro/13) – A partir de 31 de março de 2014, a Tam passa a fazer parte da One World, aliança que tem entre suas cia aéreas LAN (Chile e América do Sul), American Airlines (EUA), British Airways (Inglaterra), JAL (Japão), Qantas (Austrália), Air Berlim (Alemanha) entre outras. A partir desta data, as milhas da Tam não poderão mais ser usadas nas cias da Star Aliance.

Se sua intenção é fazer uma viagem internacional por milhas, junte os pontos na Tam, já que ela te oferece, by far, mais opções de destinos. #ficaadica

.

Dúvidas? É só escrever ai embaixo.

Mais informações nos próximos posts. Aguarde!

.

*Este post não é patrocinado.

*O Bagagem de Memórias não se responsabiliza pelas informações dos programas. Confira as regras nos respectivos sites.