América do SulArgentinaEl Calafate

Perito Moreno

Hoje fui visitar a principal atração local, o Glaciar Perito Moreno. Existem várias opções de passeios até lá – guiadas, trekking no gelo do glaciar, até o big ice (uma caminhada de muitas horas, em que é exigido perfeitas condições de saúde). Fui na mais simples e mais barata mesmo – só o transporte de ida e volta e o passeio por conta própria. Minhas pernas ainda doem da trilha de 3 dias atrás.

Cerca de 1h e meia de ônibus depois, chegamos a entrada do parque e uma pessoa entrou no ônibus para cobrar os ingressos (tudo aqui é pago!). Pelo menos residentes do Mercosul tem um desconto bom.
Primeiro fiz um passeio de barco, que chega bem perto do glaciar. Passei um frio lá!! Que vento gelado. Mas rendeu boas fotos. A água tem uma temperatura de uns 7 graus e cerca de 15% dos icebergs pequenos (que se soltam do glaciar) são visíveis, o resto fica submerso.

Barco chegando na geleira

O barco te leva bem perto do glaciar

Aventureiros que optaram pelo big ice - caminhar no gelo

De volta a terra firme, hora de caminhar pelas passarelas. A estrutura é mais ou menos como o parque de Foz do Iguaçu, mas bem mal sinalizado e menos estruturado. Tem um único mapa que mostra os caminhos, que fica bem no início, feito para pessoas idosas. Para fazer todas as trilhas é necessário umas 3h, mas eu fiz tudo em pouco mais de 1h.

O único mapa

Das passarelas se tem visao de vários ângulos do glaciar e toda hora dá para ouvir barulhos que parecem trovões. É o glaciar em movimento. De tempos em tempos pedaços do glaciar caem na água, às vezes pedaços pequenos, às vezes grandes.

 

 

Se não fosse o vento frio, teria sido muito agradável fazer meu almoço sentada ao sol, vendo um lago azul, montanhas cobertas de neve e muito gelo.

A vista do Lago Argentino

Ainda está cedo e tenho tempo de fazer muita coisa aqui. Vou dar uma volta no centro, ver o lago de perto, e procurar um lugar para jantar. Na volta, passar no mercado para fazer as compras para amanhã e voltar para o hostel.

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *