América do SulChileSantiago

Parque Metropolitano de Santiago

O Cerro San Cristóbal é um dos meus lugares preferidos de Santiago. Em uma passagem rápida pela cidade, fiz questão de me hospedar por perto para aproveitar meu tempo livre lá, além de ser próximo do Pátio Bella Vista, outro lugar que gosto muito.

A principal forma de subir é pelo funicular – um vagão de trem que sobre e desce por um único trilho. Também é possível fazer uma caminhada morro acima. Infelizmente no dia que fui o funicular estava em manutenção e a opção foi subir de ônibus. Atenção: esse serviço de ônibus não é regular e só estava disponível porque o funicular não estava funcionando.

2013-01-23T19-09-55_89

Lá em cima você encontra algumas lojinhas de souvenirs e alimentos. Experimente o mote con huesillos, uma bebida típica chilena que parece um chá gelado com pêssego e grãos de trigo. Na verdade, você pode encontra-la em qualquer lugar da cidade, mas lá foi o primeiro lugar que eu provei, por isso para mim ficou marcado o local.

No topo do Cerro fica a estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción, que pode ser vista de praticamente toda a cidade. A vista de lá é maravilhosa, desde que você tenha sorte com o tempo. Santiago fica muito próxima da Cordilheira dos Andes, o que  impede que a poluição se dissipe, e mesmo em um dia ensolarado a vista pode ser encoberta por uma névoa cinza. Em um dia limpo, a vista das cordilheiras é fantástica (o que não é o caso da foto abaixo).

2013-01-23T19-09-54_2

2013-01-23T19-09-54_3

A fila do ônibus para descer estava grande, então resolvi descer andando – uma ótima escolha! Foi uma caminhada fácil de pouco mais de 1 hora (na descida tudo ajuda, né!). O Cerro faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano do Chile e um dos maiores do mundo, com mais de 700 hectares. No caminho, algumas praças muito bem cuidadas, trilhas e até piscinas públicas. Só a sinalização que não me ajudou muito, já que quase fui parar na entrada errada (o parque fica entre as comunas de Providencia, Recoleta, Huechuraba e Vitacura).

2013-01-23T19-09-54_22

2013-01-23T19-09-54_20

Ainda faz parte do parque o Zoologico Nacional de Chile, que possui uma boa variedade de animais. Apesar de ser o maior do país, não há nada de muito diferente de outros zoos. O show ficou por conta dos macacos, que faziam acrobacias em troca de um pedaço de pão, e do mico que carregava seu baby.

2013-01-23T19-09-54_46

2013-01-23T19-09-55_67

Quer saber mais sobre o país? O Mochilão Barato tem um roteiro de 12 dias pelo Chile que vale a pena conferir.

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *