Onde comer no bairro da Liberdade

Onde comer no bairro da Liberdade? A região se consolidou como um verdadeiro polo gastronômico para quem busca especialidades orientais. Tem um pouco de tudo – restaurantes chineses, coreanos, taiwaneses, tailandês entre outros, mas a predominância ainda é das variedades japonesas. Isso se deve muito pela história do bairro, que recebeu muitos dos imigrantes e se desenvolveu com essa cultura.
Há muito o que fazer no bairro da Liberdade, mas a maioria das pessoas que o visitam vão mesmo é para comer. Já deixei por aqui os meus top 5 restaurantes da Liberdade, mas são tantas opções que dá pra fazer uma lista nova de lugares que deixam nosso estômago feliz. O foco desse post está nos locais mais japoneses, seja para almoço, jantar, uma sobremesa ou café.
Aproveite sua passagem pelo bairro para conhecer mais de sua história e cultura no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que tem um acervo rico e muito interessante.
Mas… vamos ao que interessa! Veja aí embaixo as recomendações de onde comer no bairro da Liberdade.
Sashimi fresquinho e gostoso
Conhecer esse lugar foi uma verdadeira surpresa! Escondido no fundo de uma galeria, a Peixaria Mitsugi tem o sashimi com melhor custo x benefício do bairro da Liberdade (na minha opinião), se não de São Paulo. O lugar é bastante tradicional, aberto desde 1971, mas foi só em 2017 que eles abriram a parte do restaurante.
A porção é escolhida por peso (foi assim que aprendi que 200g é mais que o suficiente para mim) e os peixes são frescos e deliciosos. Vale também pedir algumas entradinhas para experimentar. A porção de wakame eu achei bem gostosa e bem temperada. O kare com peixe empanado vem em uma porção pequena, como acompanhamento, e também gostei muito. Para sobremesa, o choux cream mais famoso da cidade, assinado pela Viviane Wakuda.
Peixaria Mitsugi
Rua Galvão Bueno, 364
11 3567-7670
facebook.com/peixariamitsugi

Pratos quentes e um pouco de tudo
Se o que você procura é um cardápio com boa variedade para agradar diferentes gostos e paladares, o Espaço Kazu é o seu lugar. As opções de pratos são bem diversificadas – lamens, domburis, kare, sushi, yakissoba etc. O restaurante é bem espaçoso e confortável.
Mais sobre a comida japonesa? Leia: O que comer no Japão?
Todos os pratos que já experimentei lá são muito bons e bem servidos. Minha recomendação fica para o kare (molho feito à base de curry) acompanhado de carnes empanadas (carne de boi, frango, porco ou frango) ou o oyakodon (uma tigela de arroz com frango e ovo preparados ao estilo japonês).
A maioria dos pratos dá direito ao buffet de saladas, que tem batatinhas e berinjelas muito gostosas (tem outras opções de saladas também, mas esses são os meus preferidos).
Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?
Espaço Kazu
R. Thomaz Gonzaga, 84/90
11 3208-6177
www.espacokazu.com.br
Crepe no estilo japonês
Um lugar para sobremesa, para um lanchinho a tarde ou mesmo para almoçar. Estar no Hachi Crepe & Café é como ser, por um instante, transportado para Harajuku, um bairro moderninho de Tokyo. Quem já andou pelas ruas de lá com certeza lembra das lojinhas e quiosques de crepes doces que já chamam muita atenção só pelas fotos.
Os crepes doces no estilo japonês são o carro chefe da casa. A massa é levinha e o recheio é suave (como toda sobremesa japonesa), apesar de levar quantidades generosas de chantilly, leite condensado e frutas. O mochi (bolinho feito à base de arroz socado) e o macha (chá verde) dão um toque especial para quem quer algo mais típico, e ainda há as opções com pudim, brownie, cookies e outros.
A casa também tem opções salgadas em estilo francês e japonês, parfaits (sobremesa servida na taça, com recheio de frutas, chantilly, sorvete, sucrilhos, bolo etc), smoothies e cafés especiais. É aquele lugar para voltar várias vezes, porque dá vontade de experimentar o cardápio inteiro. #ficaadica
Hachi Crepe & Café
Rua Galvão Bueno, 586
11 3208-3113
www.hachicrepecafe.com.br

Que tal um jantar italiano em São Paulo?: Quanto custa jantar no Terraço Itália
Doces bonitos e gostosos
Uma ótima opção de onde comer no bairro da Liberdade para um docinho (ou um café) e bater papo. Pela decoração, é possível perceber que o lugar foi criado para ser uma casa de sake, mas agradecemos por ter se tornado o que é hoje.
A estrela da casa é o choux cream (um doce originalmente francês, que ganhou um toque japonês) com recheios que variam entre o creme tradicional, macha (chá verde) e morango. Os bolos são super delicados, macios e gostosos. E o pudim tem sabor de Japão (esqueça aquele pudim de leite condensado que você conhece, aqui ele é menos doce e muito mais suave).
Todos os doces são no estilo japonês, leves, pouco doces e bem decorados. O encanto começa pelos olhos e logo depois chega no paladar.
Kazu Cake
R. Thomaz Gonzaga, 84/90
11 3203-1588
www.espacokazu.com.br

Esse post faz parte da série de textos produzidos a partir do II Japão.br.
Parceiros:
Bunkyo | Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil | Pavilhão Japonês | Japan House | Azuma Kirin | Azuma Sparkling | Peixaria Mitsugi | Hoko Restaurante | ABEUNI | Mercure Bela Vista | Heloisa Yamamoto | Laço Cerâmica | Cacare.co
Blogueiros participantes:
Bagagem de Memórias | Abraço Mundo | Casa de Doda | Ideias na Mala | Itinerário de Viagem | Kari Desbrava | Mulheres Viajantes | Orientando-se pelo Mundo | SP da Garoa | Tá na Minha Rota | Top 5 Tour | Turistando com a Lu | Trippolis | Viajante Móvel | Yomitai
23 Comments
Adorei as dicas. Amo comida japonesa e tailandesa. Com certeza na proxima vez que estiver em São Paulo seguirei suas dicas.
Tem várias opções no bairro. Dá pra voltar várias vezes e conhecer um monte de pratos e lugares. =)
Tive o imenso prazer de conhecer muitos desses lugares e só posso dizer que esse post TA MARAVILHOSO!!! Muito bom!!
Sou suspeita pra falar, mas a Liberdade é um dos melhores lugares da cidade para comer (pelo menos pra mim é).
Olá Patricia ,tenho muita afinidade com a cultura sempre gostei desde infância e gostaria muito de trabalhar e morar na Liberdde ,vc acha q dão oportunidade pra quem não mora aí a princípio.
Oi Rê!
Acho que existe espaço para todos. Depende muito do seu interesse, habilidades e oportunidades que estiverem abertas.
Anotei todas as dicas !! Vou para São Paulo em fevereiro e com certeza vou visitar o bairro da Liberdade 🙂
Janaina,
Se vc gosta da cultura oriental, vale a visita com certeza!
Tem um monte de coisas pra fazer por lá. =)
Me deu água na boca vendo essas comidas deliciosas… Amo comida japonesa!
E concordo, esse post está MARAVILHOSO!
<3
Liberdade tem muitas opções de comida japonesa. É pra voltar várias vezes. =]
Fiquei curiosa para conhecer a Peixaria Mitsugi! Doidinha pra voltar em Sampa pra curtir mais um bocado desse bairro delicioso que é a Liberdade!
Venha!!!
Essa peixaria foi uma grata surpresa. Fui, voltei e volto muitas outras vezes ainda. Super recomendada!
aaahhh tenho mais um pra lista, o por que sim! sempre sou bem atendida la e parece q vc se teleporta pro japao, ate o cheio é diferente ahueahe
Adoro o por que sim! Um dos melhores custo x benefício do bairro. Comida boa, barata e com gostinho de Japão mesmo.
Nossa…essas fotos deram água na boca! Só de lembrar do choux cream da Peixaria Mitsugi já começo a salivar! Melhor parada para comer do II Japao.br!
O choux cream é sempre sucesso!! hahahaha
Liberdade é o melhor lugar para comer!!!
Amei as dicas!!! Quando vou a São Paulo sempre tento uma oportunidade de comer na Liberdade. Comida boa e com preços adequados sempre. Adoro os doces da Kazu!!!
<3
Adoro!!
A gente precisa marcar uma conversa sobre Japão!
Patrícia! Que incrível é o seu Japão.br ! Estou aqui pesquisando novos locais para conhecer na Liberdade e achei muita dica incrível nos posts produzidos depois do encontro. O meu filho adolescente é apaixonado pela cultura japonesa (tanto que tem como meta estudar no japão e está aprendendo japonês) e toda vez que estamos em SP, a Liberdade é parada obrigatória. Estou justamente pesquisando pq iremos de novo, agora em 5 de setembro. Só queria mesmo dizer que amo iniciativas como o Japão.br (ou como o pocando no ES, aqui no meu estado) pq são organizadas por pessoas apaixonadas e dão ótimo resultado, tanto para os participantes, quando para os apoiadores..mas quem ganha mesmo são os leitores que encontram tanto material de qualidade. Um beijo!
Elaine
Que linda mensagem!! Fiquei muito feliz!!! =)
O propósito do Japão.br é exatamente esse – a criação de conteúdos de qualidade.
Me avisa se tiver um tempinho. Vamos fazer um passeio pela Liberdade!
tem opção vegetariana?
Everton,
Muitos restaurantes do bairro tem opções vegetarianas no cardápio.
hmm que água na boca