Hiroshima, a luta pela paz mundial

Ah, O Japão! Há 9 anos atrás prometi pra mim mesma que voltaria para cá quando estava saindo desse país. Promessa cumprida, estou de volta! Saindo de Singapura, foram pouco mais de 7 horas de vôo até Narita (perto do Tokyo) e mais um trem e 2 shinkansens (trem bala) até Hiroshima. Foi um dia só de viagens cansativas, mas necessárias para começar o tour por aqui.
Uma dica valiosa para os turistas é comprar o Japan Rail Pass. Ele não é vendido no Japão, por isso compre-o antes de sair do Brasil. O passe dá direito a embarques ilimitados em todos os transportes da linha JR (com algumas poucas exceções) que inclui metrôs, trens, ônibus e até os shinkansens. Não é barato, mas se você pretende viajar pelo país todo, vale muito a pena. Vai sair mais barato que comprar cada passagem e ainda vai economizar seu tempo em filas e em descobrir como funcionam as máquinas que vendem os bilhetes (tudo é eletrônico).
A primeira cidade foi Hiroshima e a primeira parada não poderia ser outra senão a Praça da Paz. Lá ficam alguns monumentos que remetem a primeira bomba atômica da história, que atingiu Hiroshima durante a IIGM. Todos eles representam o pedido pela paz mundial e pelo fim das armas nucleares.
Um deles é o A-Bomb Dome, ou o que sobrou do prédio da Prefeitura de Hiroshima – um prédio em ruínas com destaque para a estrutura do teto, em forma de abóboda (só a estrutura foi o que restou). O topo do prédio foi praticamente o local onde a primeira bomba atômica explodiu, em 6 de agosto de 1945.
Há também o monumento das crianças, construído em homenagem a Sadako e que deu origem a história dos mil tsurus, o símbolo da felicidade e longevidade.
Resumindo a história, Sadako ficou doente devido à radiação da bomba. Hospitalizada, ela acreditava que se dobrasse mil tsurus estaria curada. Infelizmente ela morreu antes de completar esta missão, que foi finalizada por seus amigos da escola com o pedido pela paz mundial. A história é conhecida em todo o Japão e no mundo e dobraduras enviadas por pessoas e escolas de todo o planeta estão expostas ao lado do monumento.
O Monte da Memória guarda as cinzas das milhares de pessoas que morreram e lá foram cremadas. A Chama da Paz ficará acesa até que todas as armas nucleares do mundo acabem.
O Sino da Paz transmite a mensagem de paz para todos que ouvem seu som, que deve ecoar por todo o mundo. O Cenotáfio homenageia todas as vítimas da bomba e contém uma inscrição com o nome de todas as pessoas que morreram por causa da bomba.
2 Comments
Olá, tbém sou da RBBV, e estou aqui apreciando seu blog e todas as suas andanças, parabéns, seu blog tem um conteúdo muito bacana, dicas e destinos sensacionais, vou aproveitar p fazer um convite, seguindo os conselhos do Ducs Amsterdam, abri uma série no meu blog p que outros viajantes possam compartilhar por lá suas viagens, seria um imenso prazer receber vc nesta série contando sobre algum destino que esteve a sua escolha, tenho um publico cativo que está sempre por lá, e sei que eles vão apreciar muito, se vc topar manda um e-mail para artesbittencourt@hotmail.com! Abraçosss e mais uma vez parabéns pelo blog! Um dia chego lá rsrs
Olá Kellen!Será um imenso participar dessa sua série. Fico muito feliz pelo convite! Vou pensar com carinho sobre o destino e te mando um e-mail, ok? Beijos.