Free Walking Tour – Vila Madalena

São Paulo é a cidade que nunca dorme e onde a lista de coisas para conhecer nunca acaba. Mesmo para quem vive nela (como eu), sempre aparece um programa novo, ainda mais para quem gosta de conciliar o papel de morador e de turista. E foi numa dessas que descobri que existe um recém-lançado Free Walking Tour pelo bairro da Vila Madalena e logo fui lá conferir!
Como o nome diz, Free Walking Tour é um passeio a pé. Ele acontece todas as terças e domingos e o ponto de encontro é na saída do metrô Fradique Coutinho, na esquina da rua de mesmo nome com a Rua dos Pinheiros, às 11h. Recomenda-se chegar pelo menos uns 15 minutos antes. Lá você encontra o guia que irá conduzir o tour, geralmente vestindo uma camiseta vermelha, assina uma lista de presença e se reúne ao grupo para começar a explorar a região. Não precisa agendar antes, é só aparecer no dia e horário certo.
O tour não tem valor definido. Você participa, avalia e deixa sua contribuição de quanto acha que o passeio, as informações e entusiasmo do guia valeram. Vale até fazer umas perguntas para ver como ele se sai. Em média, a gorjeta fica em torno de R$ 20, podendo ser mais ou menos de acordo com a sua avaliação.
Leia também: Free Walking Tour – Centro histórico de São Paulo
Todas as explicações são em inglês e geralmente tem bastante gringo no grupo. Alguns brasileiros também estavam no dia que fui, mas fica a dica: algum conhecimento do idioma vai te ajudar a entender e aproveitar melhor.
Para situar as pessoas (principalmente os estrangeiros), um resumão da história do Brasil, com foco na época auge do café que impactou diretamente São Paulo e a região da Vila Madalena também. O passeio inclui uma volta pelo bairro de Pinheiros, passando perto das tradicionais ruas comerciais, antes de chegar à Vila Madalena e aos Becos do Aprendiz e do Batman, locais cheio de graffiti e arte de rua. O ponto alto do tour, na minha opinião.

Um break de 15 minutos faz parte do tour. A parada é em uma casa de bolos, mas se quiser algo não tão doce recomendo ir ao restaurante La da Venda e experimentar um dos melhores pães de queijo da cidade, feito com queijo da Serra da Canastra.
A caminhada pela Vila Madalena continua pela área dos bares, centro da agitação noturna de São Paulo com muita opção de comes e bebes para todos os gostos, antes de seguir para a região da Av. Faria Lima, o novo conglomerado de escritórios da cidade. O tour termina no Largo da Batata, local onde antigamente eram comercializados produtos produzidos pelas cooperativas japoneses, especialmente as batatas, e é isso que dá o nome ao lugar.
São cerca de 3 horas no total e o tour acontece faça chuva ou faça sol. Aproveite para almoçar pela região, pois perto do ponto final as opções de restaurantes são grandes.
Quem realiza o passeio é a SP Free Walking Tour. Eles também fazem tour pelo Centro Histórico e pela Av. Paulista, nos mesmos moldes.
Serviço: www.spfreewalkingtour.com spfreewalkingtour@gmail.com www.facebook.com/spfreewalkingtour

Leia mais:
Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?
Free Walking Tour – Av. Paulista
Free Walking Tour nas principais cidades do mundo
Sábado na Praça Benedito Calixto
Passeio gastronômico no Mercado Municipal de São Paulo
Top 5 restaurantes na Liberdade (na minha opinião)
No Comment