DicasPlanejamentoViajar barato

Free walking tour nas principais cidades do mundo

Você sabe como encontrar um free walking tour nas principais cidades do mundo? Imagine a seguinte cena: você está viajando, acabou de chegar na cidade e não sabe por onde começar. Não sabe exatamente para que lado ficam as atrações, o que você pode ou não pode fazer, onde é um bom lugar para comer ou qual o lugar que não pode deixar de visitar. Ai você descobre que sim, existe um tour pela cidade que vai facilitar sua vida e o melhor, ele é de graça!

Mas como assim de graça? Pois é, isso existe sim e é bastante popular. Eles são conhecidos como free walking tour e praticamente todas as principais cidades européias têm uma (ou algumas) empresas que operam dessa forma, assim como em Nova York, Buenos Aires e várias outras cidades do mundo. No Brasil também tem.

Funciona assim: você precisa estar no meeting point (ponto de encontro) no horário certo (quem determina local e horário é a empresa que organiza o tour) e lá você faz sua inscrição para o passeio. Esse lugar é geralmente bem central, bem localizado e sempre de fácil acesso por transporte público.

Existe um limite de pessoas por grupo e a seleção é feita por ordem de chegada. Alguns são tão populares que já vi gente que teve que voltar no outro dia. Em alguns tours é possível fazer uma inscrição online, o que garante sua vaga caso ele esteja lotado (algumas inscrições são pagas e outras não). Inglês e espanhol são as línguas mais comuns, mas dependendo do país você encontra até guias que falam português.

O tour é todo a pé (afinal é um walking tour) e ele acontece com chuva, com sol, com neve, como for. Com o grupo reunido o guia vai se apresentar e começar a falar sobre a cidade, geralmente muitos fatos históricos são abordados. Ele também comenta sobre assuntos como cultura e costumes locais, leis específicas, transporte público e outras curiosidades.

Free-walking-tour-bruxelas
Free walking tour em Bruxelas, Bélgica

Os guias vão fazer de tudo para agradar o grupo! Vão dar o máximo de explicações possíveis e fazer piadinhas para descontrair. Use e abuse deles para tirar todas as suas dúvidas locais (apesar de nem sempre serem locais, eles têm bastante informação da cidade). O acordo da maioria das empresas é que os guias recebem as gorjetas dadas pelos turistas, ou seja, não há um pagamento fixo pelo trabalho (e por isso são tours grátis). Sim, esse é o emprego de muitos deles, por isso é bastante simpático dar um trocadinho para eles, o quanto você achar que o tour valeu. Geralmente os valores dados ficam entre 5 e 20 (dólares, euros, pounds, reais… moeda do local), mas se você não gostou do passeio, pode simplesmente dar apenas um aperto de mão e ir embora.

Além desses tours que abordam a história e os principais pontos turísticos da cidade, há opções específicas para um determinado assunto. Em Edimburgo, por exemplo, eu fui no tour sobre Harry Potter e em Amsterdam, no do Red Light District.

Free-walking-tour-harry-potter-edimburgo
Free Walking Tour temático: Harry Potter, em Edimburgo, Escócia

Durante esses tours a empresa vai te oferecer outros serviços – geralmente outras opções de passeio (esses pagos), venda de ingressos etc. Apesar de pagos, são serviços com um bom custo x benefício e se for um assunto que te interessa vale a pena o investimento. É bem provável que você encontre algo bem parecido em uma agência de viagens por um preço maior. Eu fiz o tour da cerveja em Bruxelas e o tour de arquitetura em Barcelona, por exemplo.

Uma boa dica é ir nesses tours grátis no primeiro dia na cidade, assim você ganha uma boa bagagem e uma noção de onde ficam as coisas que deve conhecer, além de já ter conhecimento do que pode ou não fazer para não cometer nenhuma gafe por aí!

SP Free Walking Tour - Av. Paulista
SP Free Walking Tour – Av. Paulista

Para encontrar essas empresas, digite “Free Walking Tour + nome da cidade” no Google e provavelmente elas vão aparecer. Para te ajudar, segue uma lista de algumas empresas que operam pelo mundo:

 

New Sandemans Tours – opera nas principais cidades da Europa, em Nova York e Oriente Médio

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


360 Amsterdam – opera em Amsterdam, na Holanda

The Potter Trail – free walking tour específico do Harry Potter, em Edimburgo, Escócia

Free Tours by Foot – opera nas principais cidades dos EUA e algumas cidades da Europa

Tour Guys – opera no Canadá

Tokyo Free Guide – opera em Tokyo, no Japão

I’m free – opera em Sydney e Melbourne, na Austrália

Free Walks Buenos Aires – opera em Buenos Aires, na Argentina

Free Tour Santiago – opera em Santiago, no Chile

São Paulo Free Walking Tour – opera em São Paulo – SP

Free Walker Tours – opera no Rio de Janeiro – RJ

 

 

Leia também:

Free Walking Tour – Av. Paulista

Free Walking Tour – Centro Histórico de São Paulo

Reino Unido para os fãs de Harry Potter

Barcelona: de las Ramblas à Barceloneta

Nova York (quase) de graça

Como economizar durante uma viagem?

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *