São PauloSão Paulo (SP)

Free Walking Tour – Centro Histórico de São Paulo

O quanto você conhece da cidade que mora? É bem comum as pessoas não terem o costume de viajar dentro da própria cidade e acabam perdendo tanta coisa legal que tem logo ali do lado…Uma vez, conversando com uma amiga que mora em Tokyo percebi que isso não é coisa de brasileiro. Ela disse que nunca tinha subido a famosa torre de Tokyo, mesmo morando na cidade desde que nasceu. Eu não posso dizer muito, pois também sempre morei em São Paulo e muita coisa eu nunca fiz. Mas isso está mudando! Há algumas semanas atrás eu fiz um tour pelo centro histórico de Sampa e aprendi tanta coisa que me arrependi de não ter feito antes.

Tem muitas coisas que acontecem aqui e eu nem fico sabendo, infelizmente. Faz pouco tempo que descobri o São Paulo Free Walking Tour, um passeio guiado a pé e gratuito pelo centro. Ele acontece toda quarta-feira e sábado e tem duração de aproximadamente 4 horas. O ponto de encontro é na Praça da República, saindo no metrô República (linha vermelha) basta seguir as placas que indicam a praça e você logo vai ver uma pessoa com camiseta vermelha e uma plaquinha. A recomendação é chegar uns 15 minutinhos antes do tour começar.

O grupo que eu fui tinha pelo menos umas 50 pessoas, maioria esmagadora de estrangeiros e de todos os cantos do mundo. Por esse motivo, o passeio é feito todo em inglês.

Chegando no local é preciso preencher um formulário simples com nome, e-mail e nacionalidade. Essas informações  são apenas para estatística e para melhoria do passeio (no fim do dia eles encaminham um questionário de avaliação). Quem conduziu o tour foi o Rafa, super animado e engraçado.

Tudo começa com uma rápida explicação de uns 5 ou 10 minutos da geografia do Brasil e toda história política do país, desde o seu descobrimento, passando pela vinda da família real portuguesa para cá, a política café com leite, o impeachment do Collor até as manifestações de 2013. É claro que tem muito mais informação que isso.

IMG_5337
Rafa e a aula de história do Brasil no centro de São Paulo

 

Parte histórica feita, começa a caminhada que passa por monumentos históricos, praças etc. Entre eles estão o prédio do Copan, Edifício Itália, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Prédio do Banespa, Mosteiro de São Bento, Pátio do Colégio, Catedral e Praça da Sé, Prédio da Bovespa, entre outros (não necessariamente nesta ordem). Em cada local foi explicado sobre sua importância histórica, sua construção (datas de início e término, inspiração de arquitetura etc) e fatos marcantes que aconteceram lá. O único local em que conhecemos por dentro foi a Catedral da Sé, e de forma bem rápida. Em todos os locais que é possível visitar o Rafa passou as informações de dias e horários e também qual o melhor momento para ir.

Além disso, ele passou várias informações sobre a cidade. Como utilizar o metrô, quais são os points da night paulistana, dicas de lugares para comer e muito mais. O grupo chama atenção e muita gente passa olhando e se perguntando “o que é isso?”. Alguns acabam entrando no meio do passeio mesmo.

Catedral da Sé e o Marco zero de São Paulo
Catedral da Sé e o Marco zero de São Paulo

 

Também faz parte do tour uma parada de 20 minutos para um lanchinho, afinal o passeio é bem na hora do almoço. Eles recomendam uma lanchonete local com várias opções de sucos naturais e açai (os gringos adoram!), além de sanduíches e um buffet. E também ajudam o pessoal com a tradução do cardápio. Como eram apenas 20 minutos e tinham quase 50 pessoas na fila, acabei indo para uma lanchonete ao lado, já que eu não precisava da tradução.

O passeio termina em frente ao metrô São Bento (linha azul). De lá é possível caminhar até o mercado municipal ou pegar o metrô para qualquer outro lugar. O passeio é gratuito e ao final eles recolhem uma contribuição de cada participante (não obrigatória). As pessoas costumam dar entre R$ 10 e R$ 20.

Cada pessoa que participa ganha um ‘Tip Map’, um mapa com a indicação de todo o trajeto, além de cupons de desconto de restaurantes.

Achei o passeio super interessante e confesso que muitos dos prédios que ele falou eu nem sabia da existência (imagina então dos seus detalhes). Tour aprovado e recomendado! Eles dizem que o passeio acontece faça chuva ou faça sol.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


Foto do grupo que fez o passeio pelo Centro Histórico
Foto do grupo que fez o passeio pelo Centro Histórico

 

Há ainda o tour pela Avenida Paulista, que acontece às quintas-feiras e domingos a tarde. Esse eu ainda não fui, mas pretendo fazer. Conto aqui como foi assim que eu for!

 

Informações:
www.spfreewalkingtour.com
spfreewalkingtour@gmail.com
www.facebook.com/spfreewalkingtour

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

4 Comments

  1. 26/05/2014 at 13:53 — Responder

    Descobri esse tour recentemente tb mas ainda não consegui fazer. Depois do seu relato, preciso ir urgentemente!

    • 27/05/2014 at 17:09 — Responder

      Oi Fernanda!
      Pois é, eu moro há anos em Sampa e também descobri só esse ano. Vá sim! Eu adorei e recomendo!
      bjo,

  2. Marcelo almarsz
    17/07/2015 at 11:57 — Responder

    Eu queria ter informações p fazer o passeio no sábado ..hora d encontro ..onde eu posso estacionar o carro perto daí.. Eu só argentino… Brigadu

    • 17/07/2015 at 12:38 — Responder

      Marcelo,

      O tour costuma sair às 11h30, confirme direitinho com os organizadores.
      Sugiro que vc vá de metrô e deixe o carro perto de alguma estação. Se quiser ir de carro precisa procurar um estacionamento na região.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *