São PauloSão Paulo (SP)

Free Walking Tour – Av. Paulista

Quem disse que é preciso ir longe para viajar? Você pode ir até a cidade vizinha, mas que tal viajar dentro da sua própria cidade? Já pensou nisso?

Eu moro em São Paulo, uma cidade que recebe uma infinidade de turistas de todos os lugares e durante o ano todo. Não me surpreendo (e tenho até vergonha) em saber que em poucos dias eles conhecem mais da cidade que eu, em tantos anos, por isso há algum tempo decidi que isso ia mudar e vira e mexe saio de turista na minha própria cidade.

Já falei aqui neste post que fui no Free Walking Tour pelo centro histórico de São Paulo. O outro roteiro que existe é pela Av. Paulista, uma das mais famosas da cidade. O passeio é a pé e guiado, com duração de cerca de 3 horas e é grátis. No final, você deixa uma contribuição para o guia, no valor que você acha que o serviço dele valeu. O recomendado é em torno de R$ 20,00, porém isso não é regra e pode ser mais ou menos.

Para participar não é preciso fazer reserva, basta aparecer no ponto de encontro na data e horário certos. Para o tour da Av. Paulista o ponto de encontro é às 15h30, na saída do metrô Consolação (linha 2 – verde), em frente ao Banco do Brasil (cruzamento da Av. Paulista e Rua Augusta) toda quinta e domingo, faça chuva ou faça sol. Chegue uns 15 minutinhos antes, pois é preciso preencher uma ficha com seus dados.

A grande maioria das pessoas que participam são estrangeiros, de todos os cantos do mundo, mas não é difícil encontrar 1 ou 2 brasileiros também. Todas as explicações são em inglês e começam com um resumo da história e geografia do Brasil.

O final da Av. Paulista
O final da Av. Paulista

 

O roteiro passa por toda extensão da avenida e explica sua história, além de ressaltar fatos interessantes e edifícios ou locais importantes para a região como a Praça do Ciclista, MASP, Conjunto Nacional, Prédio da FIESP, Hospital Santa Catarina, Parque Trianon, diversos centros culturais, além de casas antigas (e originais) da época do auge do café, entre outras coisas.

Cerce de 1 hora e meia depois do início há um intervalo de 20 minutos em uma padaria para comer alguma coisa, tomar um suco, ir a banheiro ou apenas descansar um pouco. Todos os participantes ganham um mapa da região que contém cupons de desconto em algumas lanchonetes.

O tour termina em frente ao Shopping Pátio Paulista, onde você pode aproveitar para comer, fazer compras ou ir ao cinema, ou seguir para o metrô mais próximo – estação Brigadeiro (linha 2 – verde). O guia fica disponível para te dar informações gerais sobre a cidade (não necessariamente sobre a região da Av. Paulista), então aproveite para pegar dicas de restaurantes, passeios, baladas, parques, lojas etc.

Foto oficial – SP Free Walking Tour (Av. Paulista)

 

Informações:
www.spfreewalkingtour.com
spfreewalkingtour@gmail.com
www.facebook.com/spfreewalkingtour
 

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *