Bagagem de MemóriasBrasilEspírito Santo (ES)

O que fazer no Espírito Santo? | Pocando no ES

O que tem pra fazer no Espírito Santo? Muita coisa, posso te garantir! De vez em quando o turismo do estado fica meio esquecido, o que é uma grande injustiça. Lá tem lugares lindos, gastronomia rica e um povo cheio de sorrisos te esperando. E foi para mostrar tudo isso que o segundo Pocando no ES aconteceu.

O evento, organizado pelo Deivson Santana, do blog Capixaba na Estrada, foi realizado entre os dias 7 e 9 de abril e teve o objetivo de divulgar as belezas e gostosuras das cidades litorâneas do sul do Espírito Santo. Foram 10 blogueiros convidados (Bagagem de Memórias na lista!), além de representantes do próprio estado. Quer saber todos os detalhes do evento? Bora lá!

pocandonoes_santuario anchieta
Blogueiros no Santuário Nacional São José de Anchieta

Antes de mais nada, que diabos é “pocar”? É uma palavra tipicamente capixaba que pode ser traduzida como estourar (o balão estourou ou o balão pocou). Existem diversos outros significados e um deles vai no sentido de bombado, animado (a festa bombou ou a festa pocou). Enfim, não é uma palavra que faz parte do meu dia a dia (ou não fazia), mas o que posso dizer é que a gente pocou sim!

O primeiro dia começou com um belo almoço no Enseada Mediterrâneo. O cardápio fazia parte do Restaurant Week, com entrada, prato principal e sobremesa. A comida estava deliciosa e o atendimento é excelente. O restaurante é super bonito, tem uma adega de deixar qualquer amante de vinhos babando e um espaço para aulas de culinária.

Em seguida, fomos para a Chocolateria Brasil, participar de uma degustação de ovos de páscoa. Quem nos recebeu foi a proprietária Flavia Gama, que nos contou sobre sua paixão por doces e a história da fundação e crescimento da loja. Foram 4 sabores para experimentarmos e não sei dizer qual deles é o melhor. Além disso, eles têm brigadeiros, chocolates finos, bolos e sorvetes, tudo para deixar nossa vida mais doce.

pocandonoes_chocolateria brasil
Blogueiros após degustação de ovo de páscoa, na Chocolateria Brasil

A abertura oficial do evento foi no Quality Suites Vila Velha, com representantes da SETUR e direito a tour para conhecer os quartos e as dependências do hotel. Também teve palestras sobre branded content, dicas de monetização e sorteio de muitos brindes pra fazer a alegria da galera.

O jantar foi no restaurante Atlântica Itaparica, para experimentarmos a moqueca capixaba e o camarão no coco (um dos melhores pratos que comi em todo o tempo que fiquei no Espírito Santo!). São 50 anos de tradição, escolha certa para fecharmos o primeiro dia de evento.

pocandonoes_camarao coco - euvoudemochila
Camarão no coco, do Atlântica Itaparica, é de dar água na boca | Foto: Jonathan Padua – euvoudemochila.com.br

Nossa pernoite e café da manhã do dia seguinte foi no Ibis Vitória Praia de Camburi. O hotel é super bem localizado, em frente à praia de mesmo nome, e as instalações são muito boas. Um chuveiro com água quentinha e uma cama confortável era tudo o que a gente precisava depois de um dia de agenda cheia.

Depois de um belo café da manhã, seguimos em direção à Marataízes. São cerca de 2 horas de estrada até chegar em praias que merecem ser visitadas. Fomos na Praia das Falésias e na Lagoa do Siri, esta última foi minha preferida – de um lado o mar, do outro uma lagoa de águas calmas e ótimas para banho.

pocandonoes_marataizes lagoa siri
Lagoa do Siri, em Marataízes

Seguimos para o município de Iriri, mais especificamente para o Hotel Espadarte, que tem uma localização privilegiada na praia da Areia Preta. Lá o chef Gilson Surrage, embaixador da culinária do Espírito Santo e vencedor do Prêmio Dólmã 2016, preparou bobó de camarão e paella. Todas essas delícias foram bem apreciadas em mesas com vista para o mar.

pocandonoes_gilson surrage
Paella e bobó de camarão, preparados pelo chef Gilson Surrage

A comilança não parou por aí. Ainda teve torta capixaba, do chef André Cicilioti, no Restaurante Recanto da Pedra. Essa é uma das iguarias da culinária local, com a massa bem levinha e recheios variados de peixes e frutos do mar. Foi uma pequena degustação do Festival da Torta Capixaba que acontece na cidade. É tanta comida que apelidamos carinhosamente o evento de Rolando no ES.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


pocandonoes_torta capixaba cicilioti
Torta capixaba do chef André Cicilioti

Depois de (muito) bem alimentados, o destino foi Anchieta. Conhecemos o Santuário Nacional de São José de Anchieta e fizemos um passeio de barco pelo Rio Benevente (eu adorei!). A água tranquila que circula entre manguezal proporcionou um momento relaxante e divertido ao mesmo tempo. Teve até história de pescador.

pocandonoes_barco rio benevente
Passeio de barco pelo Rio Benevente

O dia terminou no Orquídea Café, um bistrô e pousada cheio de charme, onde fomos recebidos com música ao vivo, comidinhas e bebidas. O ambiente estava super agradável e foi uma ótima oportunidade de confraternizar. O papo foi noite a dentro! Dormimos no mesmo local e pela manhã foi possível ver com mais detalhes a decoração e a vista da pousada. Uma graça!

pocandonoes_orquidea cafe
Orquídea Café, bistrô e pousada com uma vista maravilhosa

Domingo foi dia de praia, com direito a banho de mar na Praia dos Padres. Passamos ainda por diversas praias da cidade de Guarapari, uma mais bonita que a outra, e pelo Mirante do Ipiranga. O dia estava lindo e rendeu muitas fotos! Algumas delas você pode ver no Instagram, como essa aí embaixo.

Para fechar com chave de ouro, um almoço no tradicional restaurante Gaeta. O cardápio não poderia ser outro se não torta capixaba e moqueca. Foi a despedida do Pocando no ES, evento que mostrou que o Espírito Santo é um lugar cheio de encantos e surpresas. Já conhece? Tá esperando o que?

Procure no Instagram pela #pocandonoes para ver mais fotos do evento. E também pelas hashtags de divulgação do Espírito Santo: #descubraoes e #amors2es.

 

 

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

Blogs convidados: Bagagem de Memórias | Viajadas | Eu Vou de Mochila | Tô Pensando em Viajar | Viajante Comum | Viagens Cine | Mochilão Barato | Mineiros na Estrada | Catálogo de Viagens | O Melhor Mês do Ano
Blogs capixabas: Um Olhar Novo | Caixa de Viagens | Terra Capixaba | Casal Viagem.ES | Viagem Massa | Pelo Mundo com a Manu | A Vida é como um Livro | Blog Destino ES | Guia Capixaba | Tudo é Mara | Aline Approves | Caminha Gente | Guia e Turismo

 

Para ler este post depois, salve a imagem abaixo no seu Pinterest.

O que fazer no Espírito Santo

 

Leia mais:

Como fazer amigos durante a viagem

Viajar é…

Uma janela para o mundo

10 dicas para passagem aérea barata

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

18 Comments

  1. 12/04/2017 at 21:32 — Responder

    Parabéns Patricia pelo post, adorei. E espero que volte ao Espírito Santo para conhecer mais deste estado maravilhoso.

    • 13/04/2017 at 00:49 — Responder

      Obrigada, Marcelo!
      E obrigada por toda a dedicação em nos levar para conhecer esses lugares lindos. Volto sim, ainda tem muito para explorar!!

  2. Cris
    12/04/2017 at 22:17 — Responder

    Adorei! Muitas opções nesse estado lindo de viver!! 🙂

    • 13/04/2017 at 00:50 — Responder

      E pensar que a gente viu só um pedacinho e ainda tem muita coisa pra conhecer. Vamos voltar!
      Já to com saudades desses dias.

  3. 13/04/2017 at 06:26 — Responder

    Foi demais esses dias por aqui né?

    • 17/04/2017 at 17:18 — Responder

      Foi muito!!!
      Adorei os lugares, as comidas, as pessoas… Preciso voltar!

  4. 13/04/2017 at 09:34 — Responder

    Um estado lindo e com culinária MARAVILHOSA! Óbvio que esse encontro seria excelente 🙂

    • 17/04/2017 at 17:19 — Responder

      Foi lindo demais!
      Nem fale da culinária. Eu ainda estou no ritmo rolando… hahaha

  5. 13/04/2017 at 12:06 — Responder

    Teve tantas delícias!! Foi lindo!

    • 17/04/2017 at 17:19 — Responder

      Gostei demais!!!
      Parabaéns, Deiv. Estava tudo ótimo!!

  6. 15/04/2017 at 09:22 — Responder

    Ótimo post! Certamente o Espírito Santo merece uma visita, adorei conhecer um pouco desse Estado.

    • 17/04/2017 at 17:20 — Responder

      Merece mesmo. Não fazia ideia de tanta belezas que o estado guarda.

  7. 15/04/2017 at 11:28 — Responder

    Belo encontro, foi massa, Pocamos muito este fim de semana.

  8. 16/04/2017 at 19:47 — Responder

    Que post lindo, lindo!! Foi um prazer te receber, volte sempre, estamos de braços abertos <3

    • 17/04/2017 at 17:21 — Responder

      Volto sim!!
      Gostei tanto desse lugar que vai ser impossível não fazer uma visita de novo. E tem muita coisa pra fazer ainda.

  9. 04/05/2017 at 15:58 — Responder

    Patrícia, parabéns pelo post! Nosso Estado precisa muito da nossa divulgação. Um abraço e volte outras vezes!

    • 05/05/2017 at 18:21 — Responder

      ES é lindo!! Apaixonei! <3
      Volto, com certeza!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *