BrasilSanta Catarina (SC)

Encontro Rota Sul, os encantos de Santa Catarina

A região sul do estado de Santa Catarina bombou (e vai bombar ainda mais) ao receber blogueiros de viagem para o Encontro Rota Sul. Representantes de diferentes partes do Brasil se reuniram para explorar os encantos e delícias da região e entre tantas opiniões diferentes, temos uma certeza: todos saíram maravilhados.

O evento foi iniciativa da Angela, do Viajando em 3, 2, 1, da Ester e da Michela, do Mapa na Mão, e aconteceu entre os dias 2 e 5 de novembro. Na quinta-feira, representantes de 12 blogs chegaram à Criciúma, a cidade que serviu como base, e se encontraram no Hotel Ibis Criciúma, que recebeu todos os participantes.

 

Nova Veneza

O primeiro destino do grupo foi a cidade de Nova Veneza, um pedacinho da Itália que foi trazido ao Brasil. Como chegamos já na hora do almoço, fomos direto para o Ristorante Veneza e encontramos um banquete com massas, sopas, carnes e a famosa polenta nos esperando. Quem conduz o restaurante são os descendentes dos imigrantes que fundaram a cidade.

Depois de muito bem alimentados, começamos o tour pela cidade. Nova Veneza foi a primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil República, em 1891, e a cultura desse povo está fortemente presente na arquitetura, nos costumes, danças, músicas, dialetos e na gastronomia. A cidade possui uma das quatro gôndolas que estão fora da Itália e, obviamente, essa é a principal atração turística.

encontro rota sul - nova veneza - gondola
A gôndola de Nova Veneza, vinda da Itália, é a principal atração da cidade.

Passamos ainda pelo Museu do Imigrante e pela Igreja Matriz São Marcos (se você conhece a cidade italiana, já viu a relação, certo?) antes de chegar nas Casas de Pedra, moradia construídas pelos imigrantes que vieram da Itália em busca de uma vida melhor em terras brasileiras. Em seguida, fomos ao Santuário Caravaggio e ao portal que marca a entrada da cidade de Nova Veneza.

Já no final da tarde fomos tirar umas fotos na Barragem do Rio São Bento e fizemos uma visita à Vinícola Borgo, para experimentar uns vinhos e licores.

Fechamos o dia na Bodega do Zeca, que nos recebeu com um show de dança típica a la tarantela. Antes do jantar, um bate-papo muito proveitoso com a Rubia Ramos, jornalista e blogueira de gastronomia, e uma apresentação emocionante para dar um gostinho do Carnevale di Venezia, um dos maiores eventos da cidade e que atrai milhares de turistas. Ufa! Isso tudo foi só o primeiro dia.

encontro rota sul - nova veneza carnevale
Um pouquinho do Carnevale de Venezia. Lindo demais!

 

Serra do Rio do Rastro

O segundo dia do Encontro Rota Sul foi dedicado à Serra do Rio do Rastro. Quem me conhece sabe que eu adoro montanhas e foi o dia mais bonito, na minha opinião. Depois de um café da manhã reforçado no Ibis Criciúma, partimos. São cerca de 1h30 de viagem e os últimos 12km por uma estradinha que vai ziguezagueando a encosta da montanha e é considerada uma das mais bonitas do mundo.

encontro rota sul - blogueiras mirante
Uma pausa para foto blogueira no Mirante da Serra do Rio do Rastro. Olha a estradinha ali no fundo.

A primeira parada foi o mirante, em seguida encontramos a Miria, nossa guia da agência Tribo da Serra Eco, que nos levou para conhecer o cânion da Ronda. Lugar lindo e cheio de histórias. Logo depois fomos tirar umas fotos da Cascata da Barrinha, antes de parar para almoçar na Churrascaria Tropeiro. Um buffet delicioso e muita costela de fogo de chão esperavam a gente. Já deu pra perceber que ninguém passou fome neste evento, né?

Falando em comida, adivinha qual foi nosso destino logo após descer a serra? Um café da tarde no Bolo de Mãe, em Criciúma. Chegamos com uma mesa cheia de pães, salgados e bolos para nos recepcionar.

A noite era livre e alguns blogueiros ainda animaram conhecer os bares de Criciúma, afinal uma cervejinha na sexta-feira a noite é sempre bem-vinda!

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


 

 

Orleans

No terceiro dia de evento o destino foi a cidade de Orleans e começou no Hotel Real Nob com um belo café da manhã. A cidade está investindo bastante em sua estrutura turística e deve crescer nos próximos anos. Quem estava lá para nos das as boas-vindas era o prefeito de Orleans e os passeios do dia foram todos acompanhados pelo secretário de turismo da cidade.

Seguimos para o Museu ao Ar Livre para conhecer um pouco mais da história da imigração italiana, uma pena que estava chovendo, porque o lugar é super bonito, rodeado de árvores e com um lago no meio. E depois fomos para o paredão com passagens bíblicas esculpido pelo artista local Zé Diabo. Infelizmente a arte está incompleta, pois o artista faleceu antes de finalizá-la.

Chega a hora da visita mais esperada do dia: a Lohn Bier, premiada cervejaria! Visitamos a fábrica para conhecer todo o processo de produção das cervejas. A bebida mais premiada deles é a Carvoeira, uma stout que possui em sua composição ingredientes como funghi secchi, cumarú e candy sugar, harmoniza muito bem com sobremesas e tem uma medalha de ouro no World Beer Awards. Depois de muita degustação teve um almocinho delícia! Espera que vai ter um post específico só sobre a Lohn Bier.

encontro rota sul - lohn bier brinde
Um brinde à Santa Catarina! Blogueiros de viagem na cervejaria Lohn Bier.

Voltamos para Criciúma para conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana. A cidade é muito conhecida pela extração carbonífera e esta é a única mina de carvão aberta para visita no Brasil.  A parada seguinte foi o Museu Augusto Casagrande, para conhecer algumas histórias da imigração italiana.

O dia terminou no Hotel Interclass, com um jantar delicioso e um bate-papo com o Beneth, autor do blog Tire a Bunda do Sofá, que falou um pouco sobre os desafios de sair da vida corporativa para viver de blog de viagens.

 

Criciúma

O último dia do Encontro Rota Sul foi dedicado para explorar a cidade base. Criciúma é a maior cidade do sul de Santa Catarina e seu nome vem de um capim chamado cresciúma, que era muito comum na região. Passamos pelo centro para conhecer a Catedral São José, a Praça Nereu Ramos e a Praça do Congresso.

Seguimos para o Parque das Nações, um centro de lazer bem completo e com estrutura para receber pessoas que querem praticar esportes, fazer piqueniques, caminhar ou apenas curtir o dia de sol.

View this post on Instagram

O Encontro Rota Sul terminou e foi lindo! O sul do estado de Santa Catarina tem seus encantos, gastronomia incrível e muitas surpresas te aguardando. 💕 Parabéns para a organização e obrigada a todos os parceiros. Um agradecimento especial a todos os blogueiros que participaram e fizeram deste evento um encontro sensacional! Que venham os próximos. 👏🏼👏🏼👏🏼 BLOGUEIROS @mapanamao @viajandoem321 @casadedoda @vemquetecontoblog @dedmundoafora @bagagemdememorias @viajandosemmedo @vivinaviagem @blogDRV @tireabundadosofa @rotaterrestre @viajeibonito APOIO: Cervejaria Lohn Bier – @lohnbier LATAM – @latamairlines Hotel Ibis Criciúma – @ibiscriciuma Restaurante Bodega do Zeca – @bodegadozeca Ristorante Veneza – @ristoranteveneza Supplay Informática e Suplementos – @supplayinfo Effort Digital – @effort.digital Minha Trip – 92,5 FM @transamerica925 Inspira Personalizados – @inspirapersonalizados Real Nob Hotel – @realnobhotel Restaurante Tropeiro Prefeitura de Nova Veneza -@novavenezaoficial Prefeitura de Orleans Fundação cultural de Criciuma Multicópias – @multicopias_criciuma Damyller -@damyller Interclass Hotel – @interclasscricia Bolo de mãe – @bolodemaecriciuma Feelclean lenços – @feelclean Viagema – @viagema Gate 05 – @gate05 Tribo da serra – @tribodaserraeco – Famiglia Angelotti – @famigliaangelotti – Engenharia Castanhel #criciuma #novaveneza #orleans #serradoriodorastro #ibiscriciuma #ibishotels #lohnbier #bodegadozeca #restauranteveneza #sc #santacatarina #turismosc #turismoemsc #suldesc #rotasul #encontrorotasul #inspirapersonalizados #bolodemae #realnobhotel #interclasscriciuma #tribodaserraecoturismo #churrascariatropeiro #damyller #feelcleanlençosumedecidos #famigliaangelotti

A post shared by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

O almoço foi ali pertinho, no restaurante Famiglia Angelotti, no Nações Shopping, com massas fresquinhas e preparadas na hora.

E assim terminou o I Encontro Rota Sul. A hora das despedidas é sempre difícil, mas isso significa que valeu muito a pena ter participado. O sul de Santa Catarina tem lugares lindos e cheios de história que definitivamente merecem a visita. Eu mesma preciso me planejar para voltar e conhecer cada cantinho com mais calma.

Parabéns às organizadoras deste evento que foi lindo e perfeito! E um agradecimento para todos os que apoiaram e fizeram o I Encontro Rota Sul possível.

 

Veja os outos posts do Encontro Rota Sul

Blogs convidados

Mapa na Mão | Viajando em 3.. 2.. 1.. | Casa de Doda | Vem que te Conto! | D&D Mundo Afora | Bagagem de Memórias | Viajando sem Medo | Vivi na Viagem | Dicas Roteiros e Viagens | Tire a Bunda do Sofá | Viajei Bonito | Rota Terrestre

Apoiadores

Cervejaria Lohn Bier | LATAM | Hotel Ibis Criciúma | Restaurante Bodega do Zeca | Restaurante Veneza | Engenharia Castanhel | Supplay Informática e Suplementos | Effort Digital | Minha Trip 92,5 FM | Inspira Personalizados |Real Nob Hotel | Churrascaria Tropeiro | Prefeitura de Nova Veneza | Prefeitura de Orleans | Fundação Cultural de Criciúma | Multicópias | Damyller | Interclass Hotel | Bolo de Mãe | Feelclean Lenços Umedecidos | Viagema | Gate 05 | Tribo da Serra Eco | Famiglia Angelotti | PAX | Omnes Cosméticos

Encontro Rota Sul - apoiadores

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

10 Comments

  1. 20/11/2017 at 11:03 — Responder

    Adorei o post! Completíssimo! Adorei ser sua roomie também. ;-*

    • 23/11/2017 at 15:36 — Responder

      Eu tbm!! Adorei te conhecer.
      Em breve tem mais!!!

  2. 20/11/2017 at 11:21 — Responder

    Tô aqui na peleja tentando perder os quilos que ganhei comendo esse tanto de coisas gostosas. Esse encontro foi tudo de bom!

    • 23/11/2017 at 15:37 — Responder

      Foi muito bom! Foi ótimo te encontrar de novo, Gi.
      E estou nesta mesma peleja, viu… Tá difícil.

  3. 20/11/2017 at 14:40 — Responder

    Fico feliz que você gostou de conhecer nosso Sul de SC. Te espero mais vezes tá?? Vamos marcar umas trilhas por aqui

    • 23/11/2017 at 15:31 — Responder

      Foi lindo!! Quero voltar sim e conhecer mais coisas por aí.
      Conte-me mais das trilhas!!!

  4. 22/11/2017 at 11:16 — Responder

    Esse encontro foi demais!

    Muito bacana ter esse contato com mais blogueiros, ainda mais numa região tão linda!

    • 23/11/2017 at 15:38 — Responder

      Foi incrível!!
      Fico feliz de ver tantas iniciativas de blogueiros ai na região. ?

  5. Post supercompleto. Amei. Foi tudo maravilhoso e já estou com saudade!!!!! bjsss

    • 23/11/2017 at 15:39 — Responder

      Eu tbm Dani!
      Dá pra voltar no tempo e repetir tudo??

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *