Rio de JaneiroRio de Janeiro (RJ)

Desfile das escolas de samba do Rio, o espetáculo

O carnaval é uma data religiosa, uma festa de despedida dos prazeres da carne que antecede a quaresma, que inicia na quarta-feira de cinzas e termina na páscoa. No meio de tanta folia, poucas pessoas sabem ou se lembram disso.

O Rio é considerado a capital mundial dessa festividade e se você não leu o post anterior, leia aqui para saber como comprar seus ingressos para o carnaval mais famoso do mundo. Como disse no outro post, eu tinha uma imagem completamente diferente desse evento. Me impressionei com a organização desde a entrada, que muito me lembrou o GP de Fórmula 1 de São Paulo. Tudo é muito bem organizado! Assistir o desfile das escolas de samba em casa passa bem longe do clima de festa que rola na Sapucaí.

Ao chegar nos arredores do sambódromo, tenha em mente qual o seu setor, pois as entradas são diferentes – par para um lado e ímpar para o outro. As entradas de cada setor são bem sinalizadas, onde vão conferir seu ingresso e você passa por um detector de metais. Uma vez dentro se ambientalize já no caminho até o seu lugar – veja onde ficam os banheiros mais próximos, as lanchonetes etc, isso vai facilitar na hora que você precisar deles. Na parte de trás das arquibancadas existe algumas opções de serviços com distribuição de revistas sobre as escolas de samba, lojas de souvenirs, entre outros.

Apesar de ser rodeado de favelas, o local é bastante seguro, vide toda a revista e controle de entrada. É claro que cuidados básicos são sempre bem-vindos, afinal você está no meio de uma multidão de desconhecidos, não deixe sua bolsa largada quando for ao banheiro, não vá com jóias super caras (você não precisa delas lá) etc, mas levar sua câmera de última geração para registrar os melhores momentos não é nenhum problema lá dentro, só tome cuidado no caminho até lá. Vale lembrar que câmeras profissionais não são permitidas.

Fiquei na arquibancada 8 e foi bem tranquilo. É claro que alguns incidentes acontecem, mas nada que não seja muito fora do esperado – um bêbado mala que acha que é seu melhor e mais íntimo amigo e derruba um copo de whisky em cima da sua amiga faz parte da diversão. Não dê muita importância para esses pequenos incidentes e entre na brincadeira. Mesmo com o clima de festa, pode ser que a combinação muita gente + bebida alcoólica resulte em algumas brigas, basta ficar atento. Na arquibancada que eu estava não tive nenhum problema a noite toda.

IMG_2395

 

Cada escola de samba se prepara por meses para o carnaval, praticamente terminam um desfile e começam a planejar o próximo. Definido o tema, criam o samba-enredo e se preparam para a apresentação. Tudo isso envolve muita gente, muito treino, muita paciência e muitas outras coisas. Imagina costurar essa quantidade de fantasias rebuscadas e construir cada carro alegórico com tantos milhões de detalhes!

São 12 escolas do grupo especial que desfilam no domingo e  na segunda-feira, 6 em cada dia. Cada escola leva pouco mais de 1 hora para atravessas a Sapucaí e há um intervalo entre uma e outra (ótima pausa para banheiro e para comprar um sanduíche). O espetáculo começa as 21h, então já calcule quanto tempo você vai ficar ou prepare-se para sair com o dia bem claro, no final.

Durante essa 1 hora e pouquinho, as escolas devem apresentar suas alas, blocos com pessoas vestindo a mesma fantasia, que representam uma determinada parte do samba enredo. Também fazem parte do show o mestre sala e a porta-bandeira, peças importantíssimas do desfile, pois eles quem protegem a bandeira da escola. Não podemos esquecer da bateria que, com cerca de 300 pessoas, fazem todo o barulho e precisam manter o ritmo de todo o desfile, além de se sincronizarem no momento do recuo.

Cada uma delas é julgada em 10 categorias: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, conjunto, enredo, evolução, fantasias, harmonia, mestre sala e porta bandeira e samba enredo. Eles usam toda a criatividade para impressionar os jurados em cada item, por isso cada escola traz uma nova surpresa.

Lembre-se das dicas do outro post, divirta-se e aproveite! É uma festa única.

IMG_2454

 

Já que está no clima do carnaval do Rio, aproveite também para curtir as festas de rua, estas são gratuitas, e também muito divertidas e animadas. Espere ver muita criatividade nas fantasias!

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


Lembre que essa é, provavelmente, a época mais cheia da cidade, portanto faça suas reservas com antecedência!

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.