América do SulAtacamaChile

Deserto de Atacama – Lagunas

Na sexta tive minha última aula, recebi meu diploma, sai correndo pra almoçar, voltei para casa pra arrumar minhas coisas e fui para o aeroporto. 

Cheguei lá umas 15h30 e o meu vôo era as 18h (os transfers sempre adiantam tudo!), que atrasou uma meia hora. Nesse tempo li quase metade do livro que eu trouxe e achei que nem ia encostar.

Deserto de Atacama - Lagunas

Cheguei em Calama e peguei um transfer para São Pedro de Atacama, uma cidade que deve ter meia dúzia de ruas. Aqui só tem hotel, restaurante, agências de turismo e lojas de artesanato. Ainda não tive tempo de conhecer a praça central, que tem uma igreja e só!

O deserto fica bem ao norte do Chile e é o deserto mais seco do mundo (o maior é o Saara). As temperaturas variam bastante – 35 graus durante o dia e por volta dos -15 a noite.
O lugar é maravilhoso, mas castiga. Muita areia, muito sol, muito vento, muito sal, muito frio, muito calor, muito sobre e desce e muita alteração de pressão e altitude. Dessa vez me adaptei melhor, mas ainda tive umas dores de cabeça e ontem estava meio enjoada. O olho arde o dia todo e no fim do dia esta todo vermelho (não sei se é o sal ou o sol).
 
Dei sorte no albergue que foi escolhido na internet mesmo. É limpinho e estou com um quarto só pra mim, mas o banheiro é comum. Minha cama tem 4 cobertores e eu ainda trouxe um do Brasil, por via das duvidas. Estou dormindo com os 5! No primeiro dia eu ainda passei frio, mas nos outros tive que tirar uma parte no meio da noite.
Cheguei na sexta a noite e hoje de manhã fiz um passeio para as lagoas e o salar. O Chile tem o terceiro maior salar do mundo (salar é um deserto de sal). O maior é na Bolivia (salar de Uyuni) e o outro nos EUA, mas não sei  nome. Fui em uma lagoa no meio do salar que é cheia de flamingos! Pena que eles ficam tão longe que não dá pra ver direito. A lagoa fica cheia de pontinhos cor de rosa.
Deserto de Atacama - Lagunas
Deserto de Atacama - Lagunas
Deserto de Atacama - Lagunas
Depois fomos em 2 lagoas, que ficam uma do lado da outra. Miscanti e Minique, a mais de 4mil metros de altura. As lagoas são azuis e uma delas estava parcialmente congelada. Ao fundo, muitas montanhas cobertas de neve. Lindo! Somado ao vento frio de cortar e a altitude, deixa qualquer um sem fôlego.
Deserto de Atacama - Lagunas

Deserto de Atacama - Lagunas

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *