De Cinque Terre para Côte d’Azur de trem

Viajar pela Europa de trem é algo simples, mesmo para quem não está acostumado (já que praticamente não temos trem no Brasil). No começo você fica um pouco na dúvida de como fazer, como comprar passagem, em qual trem embarcar… mas é só pegar o jeito e curtir a viagem! Dá pra consultar tudo online, nos sites das empresas de trem.
No roteiro da minha viagem pela Europa, a última parada na Itália seria Cinque Terre, antes de seguir para a região sul da França, mais precisamente para Cannes. Olhando no mapa parece um caminho óbvio, né? Você também pensou isso, pois a distância não é tão grande, mas na hora de procurar as passagens de trem… cadê??
Não existe trajeto! Quem opera os trens da Itália é a Trenitalia e pelo site não há opção de viagens para Côte d’Azur. A solução dos seus problemas se chama Ventimiglia, uma cidadezinha que está na fronteira dos dois países. Você pega um trem da Itália até lá e na própria estação embarca do lado francês. Simples assim!
Apesar de parecer próximo no mapa, é uma viagem um pouco longa. Nada insuportável, mas prepare-se para pelo menos 5 horas, se você planejar bem os horários de baldeação e dependendo dos trens que pegar.
De Cinque Terre, independente de onde você estiver, pegue o trem até a estação de La Spezia Centrale. Caso você não esteja com o Cinque Terre Card, essa passagem vai te custar mais ou menos 3 euros e a viagem demora cerca de 30 minutos, se você estiver em Monterosso Al Mare, que é a terra mais distante.
De La Spezia, pegue outro trem até Genova Piazza Principe. Esse trecho pode variar no valor e tempo dependendo do tipo de trem. Pegue o trem mais rápido que vai levar aproximadamente 1h30 e a passagem custa cerca de 10 euros. Com o trem mais lento o percurso aumenta para 2h20 e a diferença de valor é baixa, a passagem custa perto dos 7 euros. Uma vez em Genova, hora de pegar o trem para a tão esperada Ventimiglia. A viagem leva de 2 a 3 horas e o preço varia de 9 a 19 euros, mais uma vez, tudo depende do tipo de trem que você pegar.
Ao desembarcar em Ventimiglia você estará na fronteira de Itália e França. Basta comprar a passagem para a cidade do seu destino: Cannes, Nice, Antibes etc. Atenção, essa parte pode ser um pouco confusa. Na consulta online esse trecho não existe e ele não pode ser comprado nas máquinas. Você precisa ir diretamente no balcão da Trenitalia da própria estação de Ventimiglia. Quem opera esse trajeto é a TER, e você pode consultar os horários dos trens aqui, porém a página está apenas em francês.
Como a viagem é um pouco longa, pesquise os horários antes de ir e planeje as baldeações para evitar ficar muito tempo parado nas estações. Não há trens de madrugada saindo de Ventimiglia, então se programe para chegar a tempo e não precisar dormir por lá.
Se possível, compre as passagens com antecedência. Eu comprei no próprio dia, mas era domingo e estava tudo bem cheio! O horário que eu queria estava lotado e tive que antecipar a saída de La Spezia em 2 horas, e esse tempo passei esperando o trem em Genova. Além disso, não consegui lugares juntos e sentamos todos separados.
* O valor e horário dos trens pode sofrer alterações. Confira sempre no site das companhias.
No Comment