América do SulChile

Curiosidades chilenas

Assim como o português brasileiro não é igual o de Portugal e o inglês americano não é igual o da Inglaterra, o mesmo acontece com os países que falam espanhol. O Chile tem algumas características de idioma que se chamam chilenismos. 

Tivemos uma aula sobre isso, que no fim das contas, foi uma aula para aprender os palavrões chilenos. Nunca imaginei que aprenderia isso na sala de aula! No fundo, não é muito diferente dos em português, mas se os brasiliros tem a mente suja, os chilenos são 10 vezes piores.
Depois de aprender todo o palavreado, ainda tivemos uma demonstração prática. A professora trouxe alguns jornais para nos mostrar. Olha o nível! Apesar de ser uma baixaria total, diz ela que é um jornal bem inteligente que faz críticas a política do país em forma de sátiras. Nem todos os jornais sao assim, o Chile também tem jornais sérios.

 

O famoso “esquenta” antes da balada também existe por aqui, mas não é na rua. Geralmente na casa de alguém, no bar, em qualquer outro lugar, mas na rua não. Isso porque aqui existe uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas na rua. Se for pego vai preso! Mas a lei do fumo ainda não chegou por aqui, é comum entrar em um café ou restaurante e sair defumado à cigarro.
Descobri porque tem tantos cachorros na rua. As pessoas compram cachorros filhotes porque  são bonitinhos, mas depois que crescem largam na rua. Não existe uma lei que fale sobre isso, então a cidade é uma cachorrada! Outro dia vi 2 huskies  e tbm um rottweiler .
As tribos urbanas também est˜o por aqui e os jovens que se vestem de preto, tem cabelos coloridos (pink, verde, azul) e com uns penteados exóticos e usam maquiagens pesadas são chamados de pokémons. A minha “mãe” aqui disse que a filha da amiga dela é pokemona.

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *