Como viajar no Vietnã?

O Vietnã é um país incrível que vale a visita. Por ser relativamente grande, se quiser conhecê-lo bem será preciso pelo menos 20 dias para ir de norte a sul (ou de sul a norte). Falamos um pouco das principais cidades para serem visitadas neste post, mas como se deslocar entre elas?
Opções não faltam e tudo vai depender de quanto tempo você tem, quanto dinheiro quer gastar e qual o nível de conforto te agrada. Veja abaixo:
Avião
Voar é com certeza a opção mais rápida e com bom conforto. O único detalhe é que não é possível voar entre todos os destinos. Os principais aeroportos ficam nas cidades de Hanoi (ao norte), Ho Chi Minh (ao sul) e Da Nang (no centro). O bom é que eles estão bem distribuídos e isso já facilita muito.
Um vôo de Da Nang para Hanoi leva cerca de 1 hora, enquanto o mesmo trajeto de ônibus levaria entre 16 e 18 horas. Apesar de mais rápido, considere que voar sempre tem aquela história de chegar pelo menos 1 hora antes no aeroporto e que eles não são centrais, o que vai te consumir um pouco de tempo e dinheiro.
Quem viaja on budget geralmente evita os vôos por serem a opção mais cara, mas no Vietnã eles são bem acessíveis. Duas companhias low cost operam no país: Jet Star e Viet Jet. Os preços são praticamente os mesmos e o mesmo trecho acima (Da Nang – Hanoi) eu paguei em torno de $35 – $40, incluindo taxas e uma bagagem despachada (considere que isso pode variar conforme a época). Como toda low cost, lembre que você paga por tudo – para despachar bagagem, escolher o assento, comida e até para pagar com cartão de crédito. Existem outras cias que operam no país (que não são low cost) e os preços são 2 ou 3 vezes mais altos.

Trem
Viajar de trem é uma boa opção também, porém não posso dar muitos detalhes porque não tive essa experiência. Trechos longos podem ser feitos durante a noite e existem diferentes categorias: Hard seat, Soft Seat, Hard Sleeper e Soft Sleeper. É claro que o preço e conforto variam entra cada uma delas.
Pelo que pesquisei e ouvi de quem usou o trem, a categoria hard sleeper é confortável e não é necessário pagar pela mais cara. O trem possui camas de verdade e um bom espaço para acomodar as bagagens. A grande vantagem é que você pode circular durante a viagem e ir para outros vagões, o que não acontece no ônibus, por exemplo, onde você vai ficar a viagem toda sentado (ou deitado) no mesmo lugar.

Ônibus
Os ônibus são a forma mais barata de viajar pelo país, foram minha principal forma de locomoção no Vietnã e digo que me surpreendi com eles. Existem várias companhias diferentes e ouvi histórias terríveis sobre a qualidade, limpeza e segurança deles e confesso que no início fiquei com um pouco de medo, mas em 4 viagens não tive um único problema.
A primeira vista eles são estranhos, pois todos são sleeping bus, ou seja, quase beliches enfileiradas dentro de um ônibus. Eles foram feitos para asiáticos, que são pequenos, então se você for alto, grande ou gordo vai sofrer um pouquinho com a falta de espaço. A dica é levar o mínimo possível a bordo, pois não tem lugar para colocar bolsas, malas etc, tudo que você carregar para o ônibus vai ocupar lugar na sua cama (a mala grande vai no bagageiro).
Ah! É preciso tirar os sapatos para entrar nele, na porta você ganha uma sacolinha plástica para carregá-los e há um compartimento escondido atrás do encosto do banco para guardá-los (e só cabe um par de sapatos mesmo, não viaje com super saltos ou botas de cano longo). Sua cama no ônibus não será 180°, mas é relativamente confortável. Além disso os ônibus tem ar condicionado, cobertor e wi-fi. Com sorte você também ganha uma garrafa de água.

Não considere as distâncias, eles são devagar (apesar dos motoristas serem um tanto quanto agressivos no trânsito de vez em quando) e não raro levam 4 horas para percorrer 160km. Para ter uma noção, a viagem de Ho Chi Minh para Nha Trang leva 10 horas e custa cerca de $10, de Hanoi para Sa Pa são 6 horas e aproximadamente $15.
Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?
Uma passagem que muitos compram é conhecida como open bus ticket, que te leva de Hanoi a Ho Chi Minh (ou vice-versa) com paradas no caminho, que podem ser em Hue, Hoi An, Nha Trang, Da Lat e Mui Ne. Não é preciso agendar as datas com antecedência (apenas um dia antes), então você pode se programar durante o caminho, e o valor varia conforme o número de paradas que você escolher. Dica: a viagem entre Hue e Hanoi é longa e leva umas 14 – 16 horas, então avalie se vale a pena comprar o open bus ticket ou se você prefere voar.
Moto
Se liberdade é o que você procura, que tal viajar o país de moto? Alugar uma delas é simples, toda esquina tem um lugar. Você pode comprar uma moto usada e vendê-la quando sua jornada terminar (muitos viajantes fazem isso!). Eu não tive a experiência, mas conversando com pessoas que o fizeram fiquei com uma certa inveja. Importante: carteira de habilitação é apenas um detalhe, todas as pessoas com quem falei disseram que em nenhum momento isso foi exigido e que também não há fiscalização.
Nunca pilotou uma moto? Isso também não é problema no Vietnã. Ouvi relatos de pessoas que fizeram 30 minutos de aula e caíram na estrada. Vale lembrar que o trânsito do país é caótico e um dos piores do mundo, na minha opinião, mas isso nas grandes cidades, em cidades menores é bem mais tranquilo. As estradas não são as melhores também, mas acho que dá para encarar.
Se parece muita aventura para você, ainda há uma opção que se chama easy rider. É um tour de moto entre uma cidade e outra, no qual você para em alguns lugares no meio do caminho para ver o real Vietnã. Entre eles estão plantações de arroz, fazendas de seda e tribos locais. O tour inclui um guia e você escolhe se quer pilotar sua moto ou quer ir de passageiro. É preciso um pouco de tempo para fazer esse tipo de passeio, uma vez que ele pode levar de 3 a 4 dias (dependendo do trajeto) enquanto uma viagem de ônibus levaria 6 horas.
8 Comments
Patricia, muito obrigado por compartilhar suas experiências!
Arthur,
Fico muito feliz em saber que elas sejam úteis para o planejamento das viagens dos leitores ou mesmo para trazer informações e curiosidades.
Obrigada pela visita!
Eu fui de trem de Hanoi até Hue e foi super legal! Me diverti horrores na viagem com a galera e dormi super bem! Uma pena que o trecho seguinte (Hue > Saigon) não deu certo devido às monções, ai o jeito foi ir de avião. O engraçado é que saiu o mesmo preço e passagem comprada no dia!!!
Oi Angela!
Pois é, eu ouvi falar super bem dos trens do Vietnã, mas acabei viajando mais de ônibus por lá (orçamento super apertado, ônibus era a opção mais barata). O trecho Hue – Hanoi fiz voando também, eram muitas horas de estrada.
Obrigada pela visita!
Bjo
Viajei pelo Vietnã há pouco tempo e aconselho muitissimo a comprarem uma moto! Paguei 250 dólares (08/15) e fui de Ho Chi Minh (sul) até Hanoi (norte) em 30 dias. Peguei umas dicas com um vietnamita que conheci no Camboja e ele disse que seria a viagem da minha vida e realmentnte foi! Só tenho boas lembranças do Vietnã, paisagens de tirar o fôlego, lugares pouco tocados pelo homem, povo simpático, país barato e a cerveja em Hanoi por 0,50! Um dos meu países preferidos no sudeste asiático, sem dúvida!
Oi Bruna!
Concordo muito com vc. O Vietnã é incrível!!
Conheci algumas pessoas que viajaram de moto e o relato deles é de dar inveja.
Em minha próxima visita ao país, a ideia é fazer pelo menos uma parte de moto!
bjo,
Oi Patricia!
A VietJet é igual a Air Asia? Já tem bagagem incluída ou tem que comprar?
Obrigado!
Oi Sônia,
As duas cias são low cost e operam mais ou menos da mesma forma. A bagagem de mão está incluída, já a despachada depende da passagem que vc comprar. Nas tarifas mais econômicas é preciso pagar uma taxa extra pra despachar a mala.