ComoEuropaItáliaLuganoMundoSuíça

Como ir do Lago de Como para Lugano?

A região do Lago de Como, no norte da Itália, é maravilhosa. Cidades pequenas e graciosas à beira de um dos maiores lagos do país. Que tal aproveitar a viagem para passar um dia no país vizinho? A cidade de Lugano, na parte italiana da Suíça, fica pertinho e dá para ir, passear e voltar no mesmo dia. Saiba como chegar do Lago de Como para Lugano.

Como, Varena, Bellagio e Menaggio são as principais cidades. Veja as orientações para ir de cada uma delas.

 

De Como para Lugano

A forma mais fácil é pegar um trem na estação Como San Giovanni. São apenas 2 paradas: Chiasso e depois Lugano. Os trens partem de hora em hora, mais ou menos, e a viagem leva cerca de 40 minutos.

Veja os horários e tarifas aqui.

como_
Como

 

De Menaggio para Lugano

Se sua cidade de partida é Menaggio, a forma mais fácil é ir de ônibus. Apesar de ser uma viagem internacional, é um ônibus de linha, ou seja, sem bagageiro e sem espaço para malas. Ir com muita bagagem pode ser um pouco complicado.

Procure pelo ônibus C12, que parte da Piazza Roma e passa pela Via Lusardi. Em cada ponto tem a placa com indicação de qual ônibus passa, então certifique-se de estar no lugar certo. A viagem leva 57 minutos.

As passagens devem ser compradas com antecedência e são vendidas no Bar Rock & Roll Cafe. Tem um ponto quase em frente ao bar. Se for retornar para Menaggio, já compre as passagens de ida e volta.

menaggio_passagem bus
Passagem de ônibus para Lugano
menaggio_bar rockroll
Bar Rock & Roll Cafe

Outra opção é a tabacaria, mas o atendimento é péssimo (pelo menos comigo foi, espero que você tenha mais sorte se for nesse lugar). Nunca vi um senhor tão rabugento e mal educado na vida e nunca fui tão maltratada sem motivo.

Veja o timetable do ônibus, assim você consegue se planejar melhor.

Se você está fazendo o caminho inverso (de Lugano para Menaggio), pode ter alguma dificuldade para encontrar o ponto de ônibus. Confie no Google e procure por Lugano Cassarate – Terminal Bus no mapa. Fica perto do Parco Civico e a única indicação é uma placa pequena ao lado de um estacionamento.

 

De Bellagio ou Varena para Lugano

O caminho dessas cidades é um pouco mais longo. Não existe transporte direto, portanto é preciso pegar o ferry para Menaggio e depois seguir as orientações do ônibus C12.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


Se você pretende ir e voltar no mesmo dia, preste atenção aos horários do ônibus e do ferry. Cuidado para não perder o último barco se voltar no final do dia. Para ver o timetable, clique aqui.

menaggio_ferry
Ferry e Varenna ao fundo

 

Leia mais:

Passeio de gôndola em Veneza

Memórias da viagem: Isole Borrome (por Claudia Bömmels)

De Cinque Terre para Côte D’Azur de trem

Verona, a cidade de Romeu e Julieta

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

8 Comments

  1. 26/04/2017 at 16:50 — Responder

    Esse post veio a calhar! Tenho cogitado fazer esse roteiro em uma próxima viagem e ando pesquisando a respeito. Adorei as dicas!

    • 27/04/2017 at 21:06 — Responder

      Essa região dos lagos é muito bonita! Dos dois lado – suiço e italiano. Vale muito a pena conhecer!

  2. 27/04/2017 at 13:35 — Responder

    Não conhecia essa opção. Já anotado pra quando for pra região.

    • 27/04/2017 at 21:07 — Responder

      Lugano é muito bonitinha. Se estiver nessa região do norte da Itália, vale passar um dia lá. =]

  3. Gê Azevedo
    27/04/2017 at 22:23 — Responder

    Que lugar mais gracinha! Gostei da sua dica, Patrícia!

  4. 03/05/2017 at 17:18 — Responder

    Adoro esses posts q facilitam a nossa vida já dizendo tudo o q temos q fazer =)

  5. 28/04/2019 at 10:00 — Responder

    Oi, Patrícia, queria aproveitar sua dica do ônibus de linha entre Lugano e Menaggio, mas vou estar com malas. Melhor trem, né? Olha, o link pros horários do ferry tá quebrado, coloque a homepage. Abraços e obrigada pelas dicas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *