DicasPlanejamentoViajar barato

10 (ou mais) apps essenciais para sua viagem

Cada vez mais o acesso a informação está fácil. Lembro das minhas primeiras viagens com guias, mapas, dicionários e tudo mais de pesado na mala. Hoje com a conveniência que a internet traz, tudo se resume ao seu smartphone ou ao seu tablet.

Existem milhares de apps para viagem por aí, basta fazer uma busca rápida que você vai ver a infinidade de opções, fica até difícil escolher qual deles baixar. Aqui vou listar os que eu usei e gostei (e por vezes foram a salvação do dia!)

Um ponto que deve ser levado em consideração toda vez que se fala em app, smartphone, tablet etc é a conexão. Você vai precisar de internet durante a viagem (talvez não 100% do tempo) e existem algumas alternativas. A pior delas é habilitar seus dados no exterior e pagar as taxas absurdas que as empresas daqui cobram. A melhor é comprar um simcard em cada país, boa parte deles tem dados ilimitados/mês por um preço justo. A mais barata é depender apenas do wi-fi, o que significa que você não terá conexão todo o tempo, mas um wi-fi gratuito é bem fácil de encontrar dependendo de onde você estiver. Eu geralmente dependo do wi-fi, por isso muitos dos apps abaixo funcionam offline.

Vamos à lista:

 

Expensify

Tem quem não controle muito o quanto gasta em uma viagem, tem quem viaje com o orçamento na ponta do lápis. De qualquer forma, é sempre bom saber onde estamos colocando nosso suado dinheirinho para nosso próprio controle, planejamentos futuros etc.

Nesse app você pode registrar cada centavo que gastou. Dá para separar todas as anotações por tag e categorias e elas são customizáveis, assim você organiza da melhor forma. Eu geralmente uso as tags para os países e as categorias divido em alimentação, transporte, hospedagem, compras, passeios e outros. Dá para selecionar a moeda também.

O app não precisa de conexão, ele guarda as informações e quando conectado faz o upload de tudo, então pode depender só do wi-fi.

Acessando o site você consegue baixar todos os dados em uma planilha. Para os mais organizados, dá para ver um gráfico de todas as suas despesas. Para os avançados, dá para cadastrar um cartão de crédito e separar despesas em cartão e em dinheiro. Toda a configuração de tags e categorias é pelo site, não dá para fazer pelo app.

www.expensify.com

Expensify
Expensify

 

XE Currency

Um conversor de moedas é sempre útil, principalmente quando o dólar varia a cada dia ou quando 1 real na moeda local equivale a 3.657,278. Tenho que confessar que a matemática não é o meu forte e ficar convertendo valores a cada refeição e a cada compra é algo que eu não suporto fazer.

Nesse app você escolhe quais moedas você quer utilizar e ele faz as coversões entre todas elas. Um detalhe que eu gosto muito é que ele já vem com uma calculadora, então você consegue saber fácil quanto a mais vai te custar aquela taxa ou dividir uma conta no restaurante e saber quanto vale em reais.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


O câmbio é atualizado online, mas o app funciona offline com a última atualização. Só não esqueça de baixar as moedas que vai precisar antes de perder a conexão.

www.xe.com/apps

XE Currency
XE Currency

 

City Maps 2Go

Esse foi o app que salvou o dia algumas vezes, já que eu sou uma pessoa completamente sem noção de direção. É um mapa offline bem completo onde você consegue marcar o lugar onde está hospedado, aquele restaurante que te recomendaram, o museu que quer ir e aquela atração imperdível.

Ele já vem com muitos lugares cadastrados, então basta fazer uma busca por nome (não precisa do endereço) e isso inclui estações de trem e metrô e grande parte das hospedagens do Booking.com (porém nem sempre estão marcadas no lugar exato, as vezes tem um erro de alguns metros). Muitas lojas e serviços como farmácias, mercados, polícia ou posto de gasolina já estão no mapa também.

É preciso conexão para baixar o mapa dos lugares, mas você consegue usá-lo offline e se seu GPS estiver ligado ele vai te mostrar onde você está (sim, o GPS do seu celular funciona sem wi-fi e sem dados). Ah! Vale lembrar que é um mapa e não um navegador, ele não vai te mostrar rotas ou dizer qual ônibus você deve pegar. Os caminhos ficam por sua conta (ou por conta de outro app).

A variedade de mapas é bem grande, as principais cidades do mundo estão lá. Um dos poucos lugares que não achei mapa foi de uma ilhazinha na Indonésia, mas nem carro tinha ali… É possível deixar e consultar comentários e reviews em cada atração, hotel, restaurante etc, porém esse recurso é muito fraco e pouco utilizado.

www.ulmon.com

City Maps 2Go
City Maps 2Go

 

 

Trip Advisor City Guides

Esse app tem basicamente a mesma função do City Maps 2Go. Podemos dizer que são concorrentes, mas eu diria que são complementares.

A grande vantagem é que ele traz os reviews do Tripadvisor, um grande ponto falho do outro app. Ele também te ajuda na direção, não vai te dar a rota exata, mas te ajuda a saber para que lado ir e qual a distância que precisa ser percorrida.

Entre as desvantagens, eu acho o outro mapa mais completo. O principal ponto falho é a variedade de mapas, que é bem limitada. Se quiser algo fora das grandes metrópoles dificilmente vai encontrar para download.

E sim, ele funciona offline também, porém os mapas precisam ser baixados quando estiver conectado.

www.tripadvisor.com.br/apps-icityguides

Tripadvisor City Guides
Tripadvisor City Guides

 

Tripadvisor

E já que estamos falando nele… Provavelmente você já conhece o Tripadvisor, mas ele não poderia faltar nessa lista. Chegou em uma cidade e não sabe o que fazer? O Tripadvisor te diz!

Reviews de praticamente todas as atrações, hotéis, restaurantes, agências de turismo e até profissionais independentes. Foi assim que eu achei o melhor cupcake que comi na vida, buscando por sobremesas quando estava em Siem Reap, no Camboja.

Se souber usar os filtros sua busca será bem específica, podendo ser por avaliação ou por proximidade, e ainda vale faixa de preço, tipo de comida etc. Você também pode deixar sua avaliação por lá.

Não confunda o Tripadvisor com o Tripadvisor City Guides, são apps diferentes. O Tripadvisor só funciona online e seu objetivo é te trazer reviews e te ajudar a tomar decisões.

www.tripadvisor.com.br/apps

IMG_2571
Tripadvisor

 

 

Skype e programas de mensagens instantâneas

O bom e velho Skype é sempre útil para manter contato com a família, amigos ou para uma ligação internacional sem pagar os absurdos do roaming para ligar no seu banco e desbloquear seu cartão, por exemplo.

Existem milhares de outras alternativas para se manter em contato com as pessoas como o Whatsapp, Viber, Line, Kakao, We Chat, Facetime ou o próprio Google e Facebook. Todos com seus prós e contras, por via das dúvidas eu tenho todos eles. Ah, todos precisam de conexão.

Apps de mensagem instantânea
Apps de mensagem instantânea

 

 

Calendário online

Já se foi a época em que usávamos agendas de papel para anotar tudo e com viagens não é diferente. Não sei você, mas eu preciso ter tudo registrado porque a minha memória não é muito confiável e isso vale para vôos, tours, hospedagens, encontro com amigos etc.

Existem uma infinidade de opções de calendários também, aqui vale testar e ver o que te agrada mais. Eu uso o Google Agenda, acho simples, com boa navegação e funcionalidade e ele sincroniza com a versão mobile, ou seja, você pode atualizar do computador ou do celular (ou tablet).  O importante: informações sempre na sua mão, com conexão ou sem! (mas é claro que para sincronizar precisa de conexão). Só cuidado com as alterações de fuso, que podem trocar os horários da sua agenda inteira.

Você pode compartilhar o seu calendário com alguém da sua família ou um amigo próximo (e você escolhe se a pessoa vai apenas visualizar ou pode alterar seus compromissos), não apenas para mantê-los informados, mas por questão de segurança também. Com tantos aviões desaparecendo por ai, nunca se sabe, né?

 

 

Dropbox, Google Drive e One Drive

Não há mais desculpas para perder documentos, fotos ou qualquer tipo de arquivo. Se você ainda não guarda suas coisas na nuvem, está na hora de se atualizar. Eu uso os 3 que citei acima, todos com a mesma função, porém diferentes entre si.

O One Drive é o que tem maior capacidade gratuita e por isso mesmo eu uso para guardar todas as minhas fotos. Tenha um ritual diário: todas as noites baixe suas fotos do dia e salve-as na nuvem, assim se você perder sua câmera, o pendrive ou o computador as fotos estão salvas. Ainda dá para separar por álbuns e compartilhar com aquele amigo que viajou com você. Nada mais de lotar a caixa de e-mail dos outros mandando “fotos 1/10, fotos 2/10 etc”.

A grande vantagem do Dropbox é que os arquivos abrem mesmo offline, desde que você faça o download antes. Ideal para guardar seus e-tickets e não precisar imprimi-los a cada vez que vai para o aeroporto, para ter aquele roteiro que você baixou de um blog ou mesmo um pdf de um livro para ler na praia.

Já o Google Drive eu uso para arquivos mais complexos – entenda como todas as planilhas de custo, roteiros detalhados ou qualquer arquivo que faça parte do planejamento. Você pode ir atualizando e consultando de onde estiver (desde que esteja conectado).

Mais uma vez, essa é a forma como eu me organizo. Não há regra e todos eles servem para tudo, você só precisa encontrar a forma como você se adapta melhor.

Cloud Apps
Apps para nuvem

 

 

Hospedagens – Booking.com, AirBNB, Couchsurfing, Hostelbookers ou Hostel World

Independente do seu estilo de viagem, você vai precisar se hospedar em algum lugar e, se não tiver conhecidos no local, esses apps podem te ajudar muito!

Hostelbookers e Hostel World são para reservas principalmente em hostels, já o Booking.com abrange de hostels e hotéis simples aos 5 estrelas mais chiques e requintados do mundo. AirBNB traz um conceito diferente de hospedagem, por ele você aluga uma casa ou um quarto. Pelo Couchsurfing você terá a real experiência local ficando na casa de uma pessoa que mora na cidade.

Importante saber que os apps trazem também os reviews de cada lugar, ótima ferramenta para te ajudar a decidir onde ficar. Ninguém merece descobrir no primeiro dia de férias que vai ficar em um lugar imundo e caindo aos pedaços, né? Não confie apenas nas fotos e descrição.

Seja lá por onde você fez sua reserva, ter o app te ajuda na hora de consultar, alterar ou cancelar, de onde você estiver (desde que esteja conectado). Imprevistos e mudanças de última hora acontecem e é muito mais fácil encontrar um wi-fi por ai que um computador.

Apps para hospedagem
Apps para hospedagem

 

 

Skyscanner

Fazer pesquisas de vôo pode dar um trabalhão (ou não). Você sabe que preços, destinos e horários variam muito de uma cia aérea para outra, vide o que acontece por aqui com Tam, Gol, Azul e Avianca. O que fazer quando se está no exterior quando nem a opção de entrar em site por site existe, pois você não sabe quais são as cias locais?

O Skyscanner é um buscador de vôos que funciona praticamente no mundo todo e com a grande vantagem de trazer informações das cias low cost também. Basta inserir local de origem e destino e a data que ele trará as opções de vôos disponíveis, que podem ser filtradas por preço, horário, escalas, cias aéreas etc.

Fica a dica se você escolher uma cia low cost: cuidado com as pegadinhas. O valor não inclui despacho de bagagem, escolha de assento e nem mesmo o check in no balcão, tudo é cobrado a parte e o preço final será bem diferente do inicial. Compre tudo o que precisar junto com a passagem, incluir coisas depois acaba ficando muito mais caro.

IMG_2674

 

 

Confesso que as vezes eu ainda saio com o mapa da cidade na mão, mas já acho difícil viajar à moda antiga.

E você? Que apps usa para facilitar suas viagens? 

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *