Dicas

Álbum de fotos de viagem?

A cada viagem que fazemos, voltamos com algumas centenas de fotos para nos lembrar de cada momento que passamos. Mas o que você faz com essas imagens? Salva no seu computador, em um HD externo, em um CD ou na nuvem e, no máximo, faz um álbum no Facebook. Acertei? Bem-vindo ao time, eu faço exatamente isso.

Desde que as máquinas digitais se tornaram populares, são raras as pessoas que, depois de uma viagem, separam fotos, revelam e montam um álbum. Concordo que dá um trabalhinho, mas é outra coisa contar sobre suas férias com as fotos na mão, principalmente se for para seu avô ou para aquela tia que é um dinossauro tecnológico.

E cada vez mais surgem pessoas e empresas explorando esse mercado que parecia estar decaindo, com propostas personalizadas para que você sempre se lembre daqueles momentos especiais. A Foto Registro é uma dessas empresas. Eles entraram em contato com o Bagagem de Memórias e deram de presente o Fotolivro Plus. Aqui vou contar como foi a experiência e qual minha opinião sobre esse álbum.

.

A diagramação é toda feita online, no site deles, ou você pode baixar um programa na sua máquina. Eu fiz online. Primeiro você define o modelo do álbum, tamanho, tipo de capa, acabamento etc. Isso vai definir o valor do seu projeto. Depois, pode escolher um template pronto ou criar o seu da forma que quiser. Os temas são básicos – aniversário, amor, viagem, crianças etc. Eu optei por não usar um layout padrão. Todas essas opções não impactam no preço do produto, a única coisa que aumenta o valor do projeto é o número de páginas – quanto maior, mais caro (justo, né?).

O aplicativo é bastante simples e didático. O upload das fotos no site foi rápido e eles oferecem uma variedade grande de bordas para fotos, fundos e enfeites, nos mais variados temas. Basta usar sua criatividade, escolher as combinações e ir montando. Eles também avisam quando a foto não tem boa qualidade ou quando ela é inserida fora da área de impressão, ótimo para evitar surpresas na hora que ver o álbum já pronto.

Um ponto que achei que poderia ser melhor é a precisão. Tamanho das fotos, de ícones e alinhamento é no olhômetro, não há uma medida para facilitar o trabalho, ou seja, muito difícil ficar perfeito (eu tenho TOC com alinhamentos :P). Mesmo dando zoom na tela para arrumar as linhas, nem todas ficaram certinhas na impressão. A área de trabalho também é pequena  e não dá muita noção do tamanho real do material final.

Sendo sincera, dá um trabalhão fazer esse álbum (claro que depende da quantidade de fotos e detalhes que você vai por no seu), mas o resultado final vale a pena, então tenha paciência. No meu caso, planejei o conteúdo de cada página, escolhi as fotos, montei as páginas uma a uma, coloquei legendas e alguns textos. Optei por usar bordas e fundo simples e iguais para todas as páginas e quase não inclui enfeites. Para mim, o que mais demorou foi escolher as fotos e alinhá-las (já disse que tenho TOC com isso?).

Quando finalizar a diagramação, há uma ferramenta de visualização. Veja com muita atenção cada detalhe, pois é assim que será impresso. A resolução na tela não é muito boa e não conseguir ver com clareza os alinhamentos (tanto que alguns não ficaram bons). As fotos grandes pareciam sem resolução também, mas o sistema dizia estar ok e resolvi confiar. A qualidade delas ficou ótima na impressão.

Captura de tela 2013-10-22 às 11.44.56

 

O resultado final ficou muito bom! A qualidade da impressão é boa e a entrega, programada para 7 dias úteis pelo correio foi rápida e chegou antes do previsto, porém o álbum chegou com o cantinho amassado.

Agradecemos à Foto Registro pela oportunidade. Muitas pessoas já viram o álbum e adoraram. Está fazendo sucesso!

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Nascida em São Paulo, já chamou de casa o Japão, a Austrália, o Chile e tem o passaporte carimbado por uma volta ao mundo. Descendente de japoneses com orgulho e ativa na comunidade nikkei, participa de projetos para divulgação do Japão e para o fortalecimento da cultura japonesa no Brasil. Está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *