AtacamaBento GonçalvesBolíviaChileEuropaExtremaFoz do IguaçuFrançaGramadoItáliaMinas Gerais (MG)Paraná (PR)ReflexãoRio de JaneiroRio de Janeiro (RJ)Rio Grande do Sul (RS)Uyuni

Adeus 2013!

E mais um ano está acabando! Hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu e escrever a listinha para 2014. É bem comum ouvir pessoas reclamando do ano que passou e pedindo que o próximo seja melhor. É claro que a gente sempre quer um ano melhor que o outro, mas tudo que aconteceu, por pior que seja, sempre tem um lado bom – que seja uma história para contar, para dar risada, um aprendizado, uma lembrança…

Como foi 2013 para você? Pra mim foi um ano cheio de surpresas e cheio de viagens inesperadas. Wohoo!! (Quase) tudo que eu tinha planejado em 2012 para este ano deu errado logo no começo, o que no fim das contas foi bom, e tantas outras coisas aconteceram depois que o saldo do ano saiu no positivo.

A única coisa que eu sabia quando 2013 começou é que eu já tinha uma viagem programada. Me juntei a umas amigas que iam mochilar pelo Chile e fiz uma parte da viagem com elas. Começamos pelo Atacama, lá no norte, o deserto mais seco do mundo. Eu já tinha ido para lá anos antes, mas foi bom ver a diferença do lugar no inverno e no verão. O highlight é a golden hour, o por do sol no deserto é um dos melhores que tem!

154110_10151282277593283_1307791090_n

 

De lá, fomos para um tour pela região de Uyuni, na Bolívia. Este foi o grande motivo de ter embarcado na aventura, já que a outra tentativa que tive de tentar chegar lá não deu muito certo, como eu conto neste post. Esse passeio foi uma aventura mesmo, com direito a guerra política que fecha a fronteira, carros sem freio andando nas montanhas e por aí vai! Todo o perrengue faz parte para chegar em um dos lugares mais incríveis do mundo, o salar de Uyuni, e bem na época em que ele alaga e vira um imenso espelho d’água. Voltamos para o Chile, fomos para Santiago e de lá voltei pra casa, minhas amigas continuaram na estrada.

2013-01-18T19-52-46_119 (1)

 

O carnaval estava sem planos e uma amiga do Japão veio para o Brasil. É claro que ela queria ir para o lugar que todos os gringos querem: o carnaval do Rio de Janeiro. Depois de conseguir comprar os ingressos pelo sistema arcaico da LIESA (saiba mais detalhes aqui) , lá fomos nós para um dos maiores espetáculos do mundo. O feriado ainda teve uma visita às Cataratas do Iguaçu, tanto o lado do Brasil quanto o da Argentina, e um tour por Sampa.

IMG_2402

 

Entre viagens com amigas, tirei um final de semana para uma viagem em casal e fomos para Extrema, uma cidadezinha no sul de Minas. Demos super sorte com o tempo e as paisagens que já são bonitas ficaram fantásticas com sol e céu azul. Uma caminhada montanha acima leva a um mirante com vistas maravilhosas, de parar para pensar na vida e ficar apreciando. A região ainda conta com cachoeiras, diversas trilhas e, para os mais aventureiros, rafting e paraglider. Também há a opção de curtir as pousadinhas charmosas da montanha ao lado da fogueira, para os menos radicais.

IMG_2767

 

O feriado de Corpus Christi rendeu mais uma viagem rápida, em um camping perto de Itú – SP. Acampar costuma render boas histórias como montar a barraca a noite, na chuva e no vento, como caçar lenha para fazer uma fogueira porque o fogareiro ficou na caixa que foi esquecida em São Paulo ou como espantar o gato que entrou na barraca durante a noite e roubou o nosso pão que seria o lanchinho da tarde. Eu acabei não postando nada sobre essa viagem, mas nos divertimos muito, seja assando marshmallows, vendo as estrelas enquanto tomávamos uma cerveja gelada ou na tentativa de jogar uma partida de tênis. O camping oferece algumas facilidades como quadras, piscina, restaurante, banheiros etc.

IMG_2936

 

Uma Eurotrip também fez parte de 2013. Eu não sou muito fã da Europa (já sei, podem me xingar), mas confesso que amei Veneza com seus canais e gôndolas. Verona também foi um lugar que me surpreendeu, não esperava muito quando fui pra lá, mas é uma cidade super gracinha. Passamos em tantas cidades da Itália que ainda não consegui escrever sobre todas elas, mas ainda vou terminar e postar tudo!

IMG_3331

 

Depois da Itália, um tempinho na sua vizinha França. Paris, a cidade-luz, é tudo o que dizem, com toda sua história, museus, igrejas, pontes etc, mas Gorges du Verdon foi o lugar mais bonito, na minha opinião. Eu sou mais natureza, vento na cara e paisagens bonitas, apesar de concordar que o lado história e cultura da Europa também seja interessante. Mesmo com o tempo bem nublado o cânion estava lindo, imagino como seria com um solzinho. Ainda devo muitos posts da França também.

IMG_3734

 

Para fechar o ano, um passeio por Porto Alegre e seus arredores. Gramado é uma cidade bem turística, cheia de pequenos museus e parques temáticos e um ótimo lugar para comer. Não deixe de passar em um café colonial para o café da manhã – almoço – janta, sim todos eles em uma só refeição! Ah, e muitas lojas de chocolates para terminar de enfiar o pé na jaca. A serra gaúcha ainda guarda a região dos vinhos que, além de muitas vinícolas você também encontra os Caminhos de Pedra, um passeio super agradável para conhecer a história da imigração italiana

IMG_4337

 

Resumindo, 2013 foi um ano muito bom! Que venha 2014 e, com ele, muitas outras viagens e aventuras para guardar na memória!

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


 

 

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *