Bagagem de Memórias

Retrospectiva 2016

2016 está quase acabando! Como foi este ano para você? Conseguiu cumprir aquela lista de metas que fazemos todo começo de ano?  Por aqui o ano foi muito bom. Muitas realizações e acontecimentos marcantes, viagens especiais, muito do nosso Brasil… Não podemos reclamar!

Meu ano começou em Porto Alegre, que foi onde eu passei a virada de ano de 2015 para 2016, e teve passeio por Canela e Gramado. Diz a lenda que beber da água da Cascata do Caracol nos primeiros dias do ano traz boas energias. Não é que funcionou??

Fomos experimentar as águas da Cascata do Caracol, em Canela. #canela #rs #cascatadocaracol #brasil #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

A lenda é brincadeirinha, tá gente. Só pra descontrair.

Fevereiro fui passar uns dias na praia, afinal, de vez em quando a gente merece, né? Fui aqui pertinho de São Paulo, para o Guarujá. Quem acha que praia por lá é só a Enseada muito se engana. Acabei não escrevendo aqui, mas procure a Praia de São Pedro, tranquila, limpa e bem bonita. Só não tem muita estrutura, então leve seus lanchinhos, bebidas e procure um lugar embaixo das árvores porque não tem guarda-sol também. Olha a foto dela ai embaixo.

Nada mal para uma manhã de terça-feira #beach #brasil #sp #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

Para entrar em clima de carnaval, fui em uns ensaios das escolas de samba de São Paulo. Quem disse que a animação está só no Rio? São várias escolas diferente, cada uma com suas características. Umas são mais familiares, outras mais estilo “pegação”, mas todas muito animadas. Precisa acompanhar o calendário e ver que dia cada uma abre os ensaios para o público. A diversão é garantida e em 2017 planejo participar de novo!

E apesar do esquenta ter sido muito bom, no carnaval mesmo eu fugi da agitação e fiz um programa bem tranquilo. Belo Horizonte foi a cidade base para conhecer os arredores e me surpreender com Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina, que com certeza vale a visita mesmo que você não goste de arte. A caminhada pelos jardins, que são muito bonitos e bem cuidados, já vale o passeio. E fui também para a Serra do Cipó, dar um mergulho nas cachoeiras para recarregar as energias.

E fevereiro ainda teve mais Minas Gerais, porque fui conhecer um destino até então pouco falado que ficou tão popular nesse ano: Capitólio. Muitas cachoeiras e pequenas trilhas estão por toda parte, mas o que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio de barco e o mirante Canyon de Furnas. Lugares lindos do nosso Brasil!

A trilha da Pedra Grande, no Parque da Cantareira, em São Paulo, foi o aquecimento para um percurso muito maior que estava por vir: o Caminho de Santiago de Compostela. Não é só estar na Espanha, mas a viagem interior que cada dia te proporciona. O caminho é mágico, é lindo e com certeza foi a viagem que marcou o meu ano. Uma experiência única e profunda, para aqueles que vão com o coração aberto, a alma livre e a mochila leve para se deixarem surpreender com os acontecimentos de cada dia.

Foram mais de 1.000km caminhando, 36 dias e lembranças e aprendizados para uma vida. Parece muito mais difícil do que realmente é. A gente muitas vezes se surpreende com o que é capaz de fazer e nem tinha ideia, né? Histórias de vida, solidariedade, amizades e momentos especiais ficam registradas na minha memória. Altamente recomendo que todos façam isso uma vez na vida.

camino_para onde o caminho me levar
Para onde o caminho me levar, eu vou.

E chegamos na metade do ano! Junho foi a vez de conhecer a Colômbia. Nada de imaginar aquele lugar inseguro, violento e cheio de drogas, isso faz parte do passado do país. Bogotá é uma cidade vibrante, com muita cultura, história e agitação (principalmente se você está por lá na fase final da Copa América. Quem diz que o país do futebol é o Brasil, não conhece a relação desse esporte com os colombianos). Para constrastar, Cartagena é uma graça de cidade, ruazinhas de pedra, casas coloniais e um calor dos infernos! Só uma praia e piscina pra salvar mesmo. E que praias! Acho que uma imagem vale mais que palavras, então não vou dizer nada e deixar só a foto para vocês.

cartagena_isla rosario
Areia branca e água transparente nas praias da Isla Rosario, em Cartagena

Já   em julho, foi vez de dar uma voltinha na parte sul do Brasil e revisitar Floripa e seus encantos. Foi uma viagem de família (tenho primos que moram lá), o que significa muita comida boa! Também deu tempo de passar em lugares icônicos como a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição e até dar umas escorregadas nas Dunas da Joaquina. Só não rolou praia porque tava frio.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


Quando o lugar vale a pena, a gente volta quantas vezes forem possível. A trilha da Serra do Lopo, em Extrema, é um desses (olha Minas aqui de novo!). Tranquila e agradável (só a escaladinha final que exige um pouco mais) e a vista lá do topo é incrível. Das trilhas por perto de São Paulo, é minha preferida. Foi a terceira vez que fiz e faço de novo. É só chamar!

extrema_serra do lopo circuloviagens
Descansando no topo da Serra do Lopo, Extrema – MG

Em  ano de Olimpíadas, não podia deixar de ir para o Rio, certo? A verdade é que eu não estava nem um pouco em clima olímpico até assistir a abertura dos jogos. Depois, grudei na TV e passei a acompanhar cada jogo, cada corrida, cada ponto. A ginástica artística continua sendo minha queridinha (ginasta na infância, não podia ser diferente, né?), mas confesso que me diverti horrores com os jogos de volei e os comentários do Rômulo Mendonça (quem mais faz narração ao ritmo de Ragatanga?). E eu fui para o Rio 3 vezes em menos de 1 mês, uma para os jogos olímpicos, outra para os paralímpicos e uma entre essas visitas. O Rio é a cidade maravilhosa e em clima internacional, então! Mandou bem #Rio2016.

Em clima de Paralimpíada, porque os jogos estão a todo vapor! Vai Brasil!!! ?? #paralimpiadas #rio2016 #paralympics #jogosparalimpicos

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

Por motivos de força maior #FIBbunkyo , dei uma parada em São Paulo por uns meses, mas a exploração não para nunca. A cidade tem muitas opções e vale tour pelo centro histórico, passeios gastronômicos, exposição de Lego e muito sorvete de neve e ramen (ou lamen). Teve ainda trilha em Paranapiacaba e uma noite em Campinas, à convite do Ramada, para conhecer o seu novo hotel que fica pertinho do aeroporto de Viracopos.

Pelo mesmo motivo de força maior, não participei do Vem pra Sampa meu, o encontro de blogueiros que teve em São Paulo, mas o ERBBV, o maior encontro de blogueiros do Brasil eu não podia deixar passar. E lá fui eu de novo para Beagá. O evento foi sensacional! Além de passeios pela cidade, muita comida, muito conteúdo bom e vários aprendizados para melhorar o blog aqui, voltei com um monte de ideias. Agora é só trabalhar para botar tudo em prática e tirar os projetos do papel.

Estar no meio de gente dessa blogosfera viajante foi, com certeza, a melhor coisa que o encontro proporcionou. Olha essas pessoas queridas (na foto ai embaixo) que conheci lá! Troca de experiências, todo mundo se ajudando e crescendo junto. Já rendeu um post sobre o Vietnã lá no Compartilhe Viagens, que é desse casal simpático (Karla e Fred) que estão ai na esquerda. E 2017 promete mais!

Comemorando o dia de hoje! ??? #encontrorbbv2016 #albanos #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

A última viagem do ano foi para Paraty. Que lugar bonito! A mistura perfeita de cidade histórica, com muita arquitetura e cultura, e das praias com água verdinha e na temperatura certa. O passeio de barco, mais uma vez, é o highlight. Entre paradas para mergulho e stand up paddle, caipirinhas e comidinha caseira complementam o dia.

Mais de Paraty. Mal voltei pra casa e já estou com saudades desse lugar. ? #paraty #sun #beach #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

E assim termina este ano que foi cheio de viagens e de coisas boas. Obrigada a todos que fizeram parte dele! Uma ótima virada de ano e até 2017!!!

O ano que vem promete muito, um monte de novidades estão por vir e espero vocês aqui para acompanhar e fazer parte de tudo. E que esse sentimento aí embaixo nos acompanhe o ano todo!

Wanderlust = forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar.

Quando a gente se identifica mais com a embalagem que com o conteúdo. ? #wanderlust #australia #bagagemdememorias

A photo posted by Bagagem de Memórias (@bagagemdememorias) on

 

Esse post faz parte da blogagem coletiva #topviagens2016 . Confira o que outros blogueiros de viagem fizeram este ano e quem sabe você não acha uma ótima sugestão para 2017?

 

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

30 Comments

  1. 28/12/2016 at 21:08 — Responder

    Quantas viagens maravilhosas!
    O Caminho de Santiago de Compostela deve ser realmente muito especial, uma grande experiência.
    Cartagena e Capitólio estão nos meus planos do ano que vem.
    Bjs e Feliz 2017!

    Juliana Almeida Rios // http://www.junypelomundo.com.br

    • 29/12/2016 at 01:17 — Responder

      Foi um ano incrível mesmo, Ju!
      O caminho foi marcante. E Cartagena e Capitólio são muito bonitos, se programe para conhecer sim!

      ótimo 2017 pra vc tbm! bjo

  2. 29/12/2016 at 10:33 — Responder

    Oi! Vou lá beber as águas da Cascata do Caracol para ter um ano assim, hehe… brincadeira, meu ano foi incrível também!
    Lista com destinos lindos, alguns sou apaixonada, como Colômbia, por exemplo. Paraty, BH e SP, temos em comum… agora, Santiago de Compostela… ahhh, já li outro post seu e me inspirei para fazer!!!!
    Bj e feliz 2017, cheio de destinos incríveis para explorar!

    • 29/12/2016 at 22:37 — Responder

      hahaahah… vai lá beber, vai que funciona mesmo??
      É fácil se apaixonar pela Colombia, né?
      Não esqueça do caminho. Escute ele te chamar!

      Um ótimo 2017 para vc tbm, cheio de viagens!!

  3. 29/12/2016 at 10:58 — Responder

    Saudades do calor delicioso de Cartagena 🙂 Cidade linda que merece estar na lista!

    • 29/12/2016 at 22:38 — Responder

      Cartagena é mesmo uma graça de cidade! =]

      Feliz 2017!

  4. 29/12/2016 at 11:09 — Responder

    Que retrospectiva linda!!! Só lugares maravilhosos… Que em 2017 você faça mais viagens lindas como essas.

    • 29/12/2016 at 22:39 — Responder

      Obrigada Vivi!
      Vou voltar para as serras gaúchas e beber mais dessa água. Funcionou!!

      Feliz 2017 e muitas viagens para nós!! =]

  5. 29/12/2016 at 13:36 — Responder

    Pat, adorei acompanhar esse seu ano que foi tão intenso e gostoso (e adorei te conhecer também!).
    Amei a sua foto bebendo água das cataratas e fiquei inspirada a fazer a trilha da Pedra Grande!
    Que você tenha muitas outras viagens deliciosas como essas em 2017 também!
    Um grande beijo e bom ano!

    • 29/12/2016 at 22:43 — Responder

      Marcella,
      Também adorei te conhecer!
      A trilha da Pedra Grande é pertinho e não é difícil. Bota nos planos do ano que vem.

      Muitas viagens para vc também! Um ótimo 2017!! =]

  6. Lindo post, Pati! Lindas viagens você fez!

    Jà cheguei a me interessar pelo Caminho de Santiago, mas nunca com tanto afinco (começo a me lembrar de tantos lugares lindos que ainda não conheci, que acabo nem colocando na minha wishlist).

    😉
    Boas viagens em 2017 para você!

    • 29/12/2016 at 22:30 — Responder

      Obrigada Ju!
      Esse mundo tem tanto lugar que merece ser visitado que não há wishlist que aguente, né?
      A minha só cresce, por mais que eu continue viajando.

      Um ótimo 2017 para vc, recheado de viagens! =]

  7. Herbert Terra
    29/12/2016 at 20:52 — Responder

    Lindo Post! Bela viagens! A foto bebendo água na cachoeira ficou show. Parabéns e feliz 2017

    • 29/12/2016 at 22:44 — Responder

      Obrigada, Hebert!

      Feliz 2017 para vc também!

  8. 29/12/2016 at 22:41 — Responder

    Patrícia, que delícia suas viagens! Ainda mais as aqui por Minas hahahaha
    Muita natureza, muito banho de cachoeira, mar e rio… incrível!
    Espero que seu 2017 seja ainda melhor!

    • 30/12/2016 at 10:27 — Responder

      Vc viu?? Estive tantas vezes em Minas este ano e todas foram viagens não planejadas.
      Amo essas viagens de natureza!

      Um lindo 2017 para vc também!! =]

  9. 30/12/2016 at 13:54 — Responder

    Nossa, que lindas as cachoeiras da Serra do Cipó! Estou encantada!!!
    Ao ler seu post vi que temos bastante coisa em comum… Também adoro a Colômbia e este ano também estive em Paraty e nas Olimpíadas!!! 🙂
    Que 2017 seja ainda mais cheio de viagens! bjs!

    • 02/01/2017 at 14:13 — Responder

      =]

      Obrigada Renata! Um 2017 lindo para vc tbm!

  10. Ana Carolina Miranda
    31/12/2016 at 20:01 — Responder

    Patrícia, quanta viagem legal! Espero que seu ano de 2017 seja recheado com viagens tão boas quanto as de 2016! Feliz ano novo!

    • 02/01/2017 at 14:14 — Responder

      Obrigada Carol!
      ótimo 2017 pra vcs tbm, com muitas viagens!

  11. 03/01/2017 at 21:11 — Responder

    Pat, que retrospectiva linda!!! Seu 2016 foi incrível!!! Parabéns pelas viagens! Eu quero muito fazer Santiago, um dia eu vou!!!

    • 04/01/2017 at 08:52 — Responder

      Obrigada, Zê!!
      Santiago é mágico. Não tem como explicar, tem que ir.

  12. 04/01/2017 at 14:49 — Responder

    Quanta viagem maravilhosa, cada destino lindo que morro de vontade de conhecer. O Caminho de Santiago nos meus planos, estou aqui pensando em fazê-lo em 2018. Dos destinos que citou, só conheço São Paulo acredita (meu estado). Este mês estou querendo conhecer Paraty, e no decorrer do ano Capitólio (moro até que perto de lá rs). É tão bom ler essas retrospectivas inspiradoras, amei seu relato. Que este ano seja recheado de novas viagens para nós, uhuu. Feliz 2017
    Abraços

  13. 04/01/2017 at 14:49 — Responder

    Quanta viagem maravilhosa, cada destino lindo que morro de vontade de conhecer. O Caminho de Santiago nos meus planos, estou aqui pensando em fazê-lo em 2018. Dos destinos que citou, só conheço São Paulo acredita (meu estado). Este mês estou querendo conhecer Paraty, e no decorrer do ano Capitólio (moro até que perto de lá rs). É tão bom ler essas retrospectivas inspiradoras, amei seu relato. Que este ano seja recheado de novas viagens para nós, uhuu. Feliz 2017
    Abraços

  14. 06/01/2017 at 16:16 — Responder

    Quanto lugar bacana!!!
    Tu viajou pra caramba hein!?
    hehehehe

    Abraço

  15. 06/01/2017 at 16:16 — Responder

    Quanto lugar bacana!!!
    Tu viajou pra caramba hein!?
    hehehehe

    Abraço

  16. 10/01/2017 at 17:58 — Responder

    Patrícia, carnaval animado é aqui em Pernambuco, quero ver sua opinião depois de conhecer um carnaval com muito frevo no pé :).

    • 10/01/2017 at 19:49 — Responder

      Não conheço. Preciso frequentar mais os carnavais desse nosso Brasil!

  17. 11/01/2017 at 10:36 — Responder

    Quanto lugar bonito. ìamos para Cartagena, mas vai ficar para outra data..
    bjss

    • 12/01/2017 at 18:08 — Responder

      Dani,
      Cartagena é muito bonito, vale a pena conhecer. Programe-se para ir sim!
      bjo

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *