Bagagem de MemóriasBrasilMemórias da ViagemMinas Gerais (MG)são lourenço

Memórias da Viagem: Rota do café em São Lourenço (por Tieko)

Neste Memórias da Viagem a Tieko nos conta como foi sua experiência conhecendo a Rota do café em São Lourenço, em Minas Gerais. Uma super dica para os amantes da bebida ou para quem quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de grão, degustação ou a história da fazenda.

Veja também os outros posts da série Memórias da Viagem, feitos por convidados. Quer participar? Entre em contato conosco.

 

MEMÓRIAS DA VIAGEM PARA…

São Lourenço, cidade integrante do Circuito das Águas de Minas Gerais, muito conhecida pelo Parque das Águas.

 

ROTEIRO NA BAGAGEM

Passamos menos de dois dias na cidade, já que fomos com um objetivo: realizar a Rota do Café Especial. Esse passeio consiste em uma visita monitorada a uma fazenda de café localizada em Carmo de Minas, cerca de 30 km distante de São Lourenço.

Dia 1 (sexta)
Saímos de São Paulo após o almoço e chegamos em São Lourenço pela noite, pois o trânsito estava péssimo devido à chuva. Isso não nos desanimou, já que monitorei a previsão do tempo todos os dias para garantir que a viagem não resultaria em uma “furada” e a promessa era de sol no dia seguinte. Nossa pousada já estava reservada, então nos acomodamos e saímos para jantar no centro da cidade.

São Lourenço atrai muitos turistas buscando lazer e serviços do Parque das Águas. Por isso, o movimento do local à noite se resume à Avenida Comendador Costa e à Rua Wenceslau Braz. Nessa rua, reservada apenas a pedestres, encontram-se restaurantes, cafeterias e lojas.

sao lourenco_rota cafe 03

 

Dia 2 (sábado)
Rota do Café – O passeio tem início às 9 horas e o ponto de encontro é a cafeteria que oferece o café gourmet cultivado em Carmo de Minas. Um ônibus realiza o transporte até a fazenda e, durante o trajeto, um guia explica a história da plantação e da família, além de características do café. Há diversos mirantes onde se pode admirar a paisagem local e é possível experimentar cafés colhidos na hora e comparar seu sabor e doçura.

A parte final do passeio, que tem duração de aproximadamente 3 horas, é a visita à casa que pertenceu à proprietária, conhecida como Vovó. O local se tornou um museu repleto de itens antigos e fotos da família. Os organizadores servem um café comum e o café cultivado na fazenda para que os visitantes possam comparar o aroma e o sabor. Após a experiência, há um coffee break com pães de queijo e bolo, para deixar o clima bem “Chico Bento”, uma delícia!

Parque das Águas – O Parque das Águas é um local agradável para relaxar, caminhar, ler um livro e admirar a beleza natural. O balneário, localizado dentro do parque oferece diversos serviços de banhos, saunas, massagens e muitos outros tratamentos, além de ser muito bonito de se ver.

sao lourenco_rota cafe 02

 

COMPARTILHANDO MEMÓRIAS

A cidade pode ser visitada com a família (como eu fiz) ou com amigos. A Rota do Café em São Lourenço é uma experiência interessante, mesmo para quem não gosta muito da bebida, e pode ser realizada por pessoas de todas as idades, já que toda a locomoção é feita por ônibus (há apenas um trecho com escadas, que é a visita a um Jacarandá centenário). O Parque das Águas é bem sossegado e recomendado a todos também, principalmente àqueles que desejam relaxar e aproveitar as águas terapêuticas.

sao lourenco_rota cafe 05

 

TRANSPORTE DA BAGAGEM

Por ser uma cidade relativamente próxima a São Paulo, fomos de carro, com pouca bagagem.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?


 

POR QUE SÃO LOURENÇO?

Sou amante do café e estava curiosa para conhecer uma fazenda produtora. Ao fazer um curso relacionado à bebida, a instrutora comentou do passeio e logo fui pesquisar na internet para ver como funcionava. A princípio iria sozinha, mas o pessoal se animou, então virou um passeio de família!

 

PRINCIPAIS MEMÓRIAS

Ver tantos pés de café e entender que por trás de tudo aquilo há muito amor e dedicação não tem preço. Também fiquei empolgada com a possibilidade de fazer um passeio de balão sobre a cidade, mas essa fica pra próxima!

sao lourenco_rota cafe 04

The Author

Patricia

Patricia

Patricia é educadora de formação, marketeira de profissão e viajante por paixão. Amante da natureza, de aventuras, da cultura asiática e de causas sociais, reside em São Paulo, mas já morou no Japão, na Austrália e no Chile, já deu uma volta ao mundo e está sempre em busca de boas recordações para adicioná-las à sua bagagem de memórias.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *