Santo Antonio do PinhalSão Paulo (SP)

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal é uma ótima opção para um final de semana ou feriado tranquilo, com clima de montanha e pousadas aconchegantes. Localizada na região do Vale do Paraíba, o acesso é fácil para quem sai de São Paulo – são pouco mais de 170km de estrada. Já para quem vem do Rio, o trecho é um pouco mais longo – são quase 350km.

É também uma boa alternativa para aproveitar as atrações da sua vizinha Campos do Jordão, mas fugir da badalação, do aglomerado de turistas e dos preços altos. Ou fique para curtir os atrativos que a própria cidade oferece, entre eles artesanato, gastronomia, jardins, cachoeiras e até esportes de aventura.

O centro da cidade é pequeno e conta com uma praça, igreja, um shopping, restaurantes e pequeno comércio. As atrações ficam todas espalhadas a uma  curta distância, mas não tão perto a ponto de ir andando. Um carro é fundamental para poder chegar até elas. Em algumas o caminho é por estrada de terra, então evite ir em dias muito chuvosos. Compre um mapa da cidade, vendido no centro mesmo, que vai te ajudar a se guiar pelas estradinhas pequenas.

mapa-cidade

 

Uma das principais atrações da cidade é o Pico Agudo, com seus 1.700m de altitude. O caminho até lá é bem sinalizado e a vista 360° do Vale do Paraíba é compensadora, principalmente se você tiver mais sorte que eu e for em um dia menos nublado. Para os corajosos, este é o ponto onde fica a rampa de vôo livre e de paraglider.  Se não quiser voar, pode apenas assistir todo o preparativo e o salto.

IMG_0338

 

Outro local que vale uma visita é A Bodega,  um local que produz uma grande variedade de cachaças, vinhos, geléias, doces, pimentas, salames, artesanato, entre outros. Uma seleção de bebidas fica em garrafões de vidro livre para degustação e algumas parecem até um experimento de cientista maluco. As cachaças são gostosas, mas fortes. Aproveite para comer um docinho ou tomar um suco no bar da casa para repor a glicose.

IMG_0342

 

Queijos de cabra podem ser encontrados no CaprAlemão. Os animais são criados lá mesmo e as crianças (e adultos) se divertem com eles. No mesmo local são produzidas cervejas defumadas artesanais. O gosto é bem peculiar.

No Atelier Eduardo Miguel Pardo você vai ver toda a habilidade do artesão que faz peças com madeira reaproveitada. No dia em que visitei fui recebida de forma muito gentil e sua mulher me contou a história do Eduardo e mostrou sua oficina. O trabalho dele é incrível, fazendo móveis grandes, como bancos ou cadeiras, ou peças pequenas e delicadas, como pássaros decorativos ou calendários de mesa. Outro artesão que fica na região e também trabalha com madeira é o Morito Ebine, que faz móveis com a técnica de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos. Ele também me levou para conhecer sua oficina e contou sobre o seu trabalho.

DSC_0460

 

Um dos pontos mais importantes da cidade é a Estação Eugênio Lefèvre, de onde parte o passeio de trem para Campos de Jordão. É importante agendar o seu com antecedência, eu tentei fazer isso na hora e não consegui. Ao lado da estação fica o Mirante da Santa, de onde você pode apreciar uma bela vista das montanhas, se tiver sorte com o tempo (eu não tive muita).

IMG_0365

 

No caminho da estação para Campos do Jordão fica a Fazenda Renópolis, com um pequeno jardim japonês e comida com gosto de fazenda. Um pouco mais a frente fica a Vista Chinesa, outro mirante com vista para as montanhas.

O lugar que mais gostei de Santo Antônio do Pinhal foi o EccoParque, mais especificamente o passeio pelo Circuito de Jardins Temáticos. O lugar é super bonito, muito bem cuidado e uma visita guiada (R$ 20,00) passa por 8 jardins diferentes: jardim montanhês, jardim japonês, jardim canadense, jardim desértico, jardim italiano, jardim das bolhas, jardim dos beija-flores e jardim tropical. O trajeto em zigue-zague é de fácil caminhada, adaptado para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, e termina em um gazebo zen. Aproveite para almoçar no restaurante local, sentado na varanda com vista para as montanhas.

IMG_0477

 

Para mais informações sobre Santo Antônio do Pinhal, visite o site Roteiro de Turismo*. Eles possuem também sugestões para hospedagem e fazem o orçamento nos hotéis e/ou pousadas escolhidas por você. Além de Santo Antônio do Pinhal, você encontra dicas de passeios, gastronomia, eventos e hospedagem dos principais destinos turísticos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Está gostando desse artigo? Que tal curtir o Bagagem de Memórias no Facebook?

 

* Esse link é patrocinado, mas a opinião sobre o local é pessoal.